A gestão de fornecedores nada mais é do que um conjunto de ações que administra, seleciona e controla parceiros que disponibilizam produtos e serviços para o seu negócio.
No caso das lojas de ferramentas, eles são agentes importantes para a garantia de vendas escaláveis. Afinal, sem produtos não há como ter vendas, não é mesmo?
Por isso a importância de saber gerenciar bem esses profissionais para garantir uma boa escolha. O importante é se atentar a qualidade dos itens, do atendimento e da logística. Só assim você poderá assegurar uma entrega diferenciada para o seu cliente final.
Pensando nisso, criamos uma lista de boas práticas e compartilhamos neste texto para aprimorar seus processos e certificar bons resultados para a sua loja de ferramentas. Confira!
1 Planeje a gestão de fornecedores
Uma boa gestão de fornecedores começa antes da seleção. Se engana quem ainda possui no imaginário a ideia de que essa atividade está relacionada somente à escolha do parceiro ideal.
Para certificar o sucesso da parceira, para ambos os lados, deve-se desenvolver um bom planejamento. Ele será a base para todas as etapas que estão por vir. Isso porque ele servirá como um guia para as tomadas de decisões. Por isso é importante que ele esteja completo e detalhado.
Dessa forma, gaste o tempo necessário para coletar as informações e organizá-las da melhor forma. Inclusive, dados de outros setores, como as da gestão de estoque, precisam estar neste documento. Assim, você conseguirá montar um cronograma mais assertivo, por exemplo.
Portanto, tenha bem definido e estruturado os seus objetivos e processos. As metas organizacionais precisam estar alinhadas e claras entre todos os envolvidos. No entanto, elas devem ser realistas e alcançáveis.
Com essa definição, pode-se entender melhor o papel dos fornecedores na sua loja. Ou seja, eles serão responsáveis pelo sucesso do seu cliente? Pela eficiência das ações quanto às ferramentas? Eles garantem boas experiências no pós compra?
Essas e outras perguntas podem ser respondidas com as definições dos seus objetivos, já que eles afirmam como deseja que o seu negócio seja reconhecido e quais caminhos devem ser seguidos para que isso aconteça.
Por isso a importância dos processos bem definidos e alinhados. Aqui o ideal é que você desenvolva uma política interna concreta para lidar com fornecedores. Estabeleça critérios que não podem ser negociados, visto que eles serão responsáveis pelo alcance de metas.
Isso significa que, com base em cronogramas, estatística e quantidade de produtos necessários por período, você poderá estabelecer prazos, exigências no contrato, pedidos de atualizações e tudo aquilo que julga ser necessário para garantir a qualidade da parceria.
2 Faça pesquisas
Em paralelo à construção do planejamento realize diversas pesquisas sobre o perfil do consumidor, de mercado e concorrentes. Essas informações colaboram para a construção dos objetivos e identificação de critérios fundamentais para o sucesso da sua loja de ferramentas.
Com isso você entenderá os gostos e necessidades dos seus clientes, por exemplo. E poderá compreender melhor as tendências do mercado, as mudanças econômicas que afetam o setor e conhecer as estratégias que vem dando certo com a concorrência.
Essas informações constroem uma boa base para a seleção ideal dos fornecedores de ferramentas.
3 Selecione além do preço
O próximo passo é a seleção de fornecedores em si! Esse é o momento em que tende a ser o mais trabalhado pelos gestores. No entanto, é preciso prestar atenção em alguns detalhes que, geralmente, são deixados de lado.
Em um primeiro momento deve-se considerar a experiência do seu cliente na sua loja. Ou seja, é preciso analisar como aquele produto pode solucionar a maioria das dores dos compradores do seu negócio.
Destaca-se que é essa característica que impacta diretamente na decisão de compra. O Relatório Varejo 2022 aponta que 70% dos entrevistados não voltam a realizar uma compra de uma marca/empresa após frustrações com o serviço.
Sendo assim, não selecione seu fornecedor apenas pelo preço. Avalie o custo-benefício e o valor agregado da parceira. Compare as vantagens que essa negociação trará não somente para você, como para o seu cliente também.
Logo, opte por aquele que ofereça qualidade nos produtos, giro rápido, garantia e que, além disso, tenha um custo competitivo. Avalie a capacidade de suporte e de um atendimento técnico e especializado.
Aposte também nos que possuem credibilidade no mercado, com anos de experiência. Analise as referências e avaliações de outros clientes para comprovar o comprometimento desses fornecedores.
4 Esteja atento a logística
A logística deve ser uma das principais características analisadas durante a seleção para obter eficiência no gerenciamento de fornecedores. Afinal, atrasos ou perdas na entrega causam prejuízos para o volume de vendas da sua loja e, consequentemente, para a saúde financeira da mesma.
Portanto, confira se o possível parceiro possui compromisso com uma entrega de qualidade. Isto é, se oferecem entregas rápidas e se dispõem de produtos à pronta entrega.
Somados a isso, examine se há benefícios com relação a prazos e frete e se há a possibilidade de negociações quanto a esse atributo.
Por fim, não deixe de administrar bem o seu estoque para obter as informações corretas quanto às instalações para armazenagem e quantidade de produtos necessários.
E claro, cuide do manuseio e movimentação das ferramentas após a entrega. De nada adianta a garantia de qualidade dos seus fornecedores se há uma má gestão da logística na sua própria loja.
5 Construa um bom relacionamento
A gestão de fornecedores também possui o papel de desenvolver bons relacionamentos. O sucesso da sua loja de ferramentas depende do êxito da comunicação entre vocês.
Sendo assim, essa relação precisa beneficiar ambas as partes para que todos estejam engajados na construção da melhor parceira.
Estabeleça contatos com frequência e incentive a cultura da atualização e feedback. Priorize a interação com os seus fornecedores em casos atípicos para que eles se sintam à vontade em fazer o mesmo. Dessa maneira sua gestão será mais preditiva.
Estabeleça, também, visitas constantes. Assim você conhecerá de perto as instalações, os processos de logísticas e cuidados com os produtos. Essa é uma atividade que, principalmente, colabora para a aproximação das empresas, construindo relacionamentos verdadeiros.
6 Realize constantemente avaliações
Por fim, não deixe de avaliar seus fornecedores e acompanhar de perto os processos. Periodicamente analise se ainda há coerência quanto aos seus objetivos e se os produtos oferecidos solucionam as necessidades dos seus clientes e são atualizados.
Além disso, faça relatórios frequentes para documentar as mudanças, e acrescentar pontos positivos e negativos. Aqui, registre defeitos, atrasos, redução do custo-benefício, confiabilidade e pós-venda, por exemplo.
Com esses pontos você poderá avaliar as vantagens e desvantagens dessa parceria e assim, garantir uma gestão de fornecedores mais assertiva, eficiente e resolutiva.
Próximo passo
A dica aqui é se manter atualizado quanto ao mercado e as novidades do setor. E ainda, estar atento aos materiais que o seu fornecedor desenvolve. Geralmente, eles colaboram para um atendimento mais consultivo na sua loja de ferramentas e para um melhor acompanhamento da gestão de fornecedores.
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