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Entender como aumentar as vendas da sua loja de ferramentas pode ser o diferencial que você procurava. Para manter a relevância do seu negócio em um cenário cada vez mais competitivo deve-se apostar em algumas estratégias para fidelizar e gerar satisfação no seu cliente. 

No entanto, se engana quem acredita que precisa usar técnicas complexas e elaboradas para garantir o sucesso das vendas. Na maioria das vezes basta se atentar aos detalhes que passam despercebidos no dia a dia e rever esses cuidados com frequências.

Por isso, reunimos algumas práticas que colaboram com o aumento das vendas da sua loja. 

Boa leitura! 

1 Foque no atendimento 

Para começar a compreender como aumentar as vendas da sua loja e em quais detalhes focar, comece analisando o seu atendimento. Tenha em mente que o cliente atual deseja boas experiências na sua loja. 

De acordo com uma pesquisa da Zendesk, mais de 60% dos compradores afirmaram que possuem agora padrões mais altos quanto ao atendimento. Por isso, 73% dos líderes de negócio acreditam que há uma relação direta desse atributo no desempenho em vendas.

Além disso:

  • 92% dos clientes gastarão mais com empresas que garantem que os mesmos não precisarão repetir as informações;
  • 93% gastarão mais com empresas que oferecem sua opção preferida de atendimento ao cliente (como, por exemplo: chat ou telefone);
  • 90% gastarão mais com empresas que personalizam o atendimento 

Esses números reforçam a importância do cuidado com o suporte aos compradores. Afinal, essa é uma característica que causa efeitos diretos na experiência deles. E que, por consequência, afeta a decisão de compra do mesmo. 

Ainda segundo o relatório, 61% dos clientes tendem a recorrer a um concorrente após uma experiência ruim. Mas esse dado pode ser mais alarmante já que 76% deles não voltarão mais a comprar no mesmo estabelecimento após duas experiências negativas.

De qualquer forma, o cuidado com o atendimento deve ser uma prioridade para garantir a fidelização do cliente. É simples: quanto melhor for o atendimento maior será a chance de realizarem novas compras.

A dica é comparar os seus processos com os da concorrência para entender como fornecer o melhor serviço no seu segmento.

Aposte também em um atendimento consultivo, empático e resolutivo. Não empurre qualquer produto para o seu cliente! Procure entender suas reais necessidades para ser assertivo na indicação. 

E disponibilize canais de contato variados, de acordo com os gostos e preferências dos seus compradores. Para isso, realize pesquisas comportamentais e analise o perfil deles.

2 Disponibilize diferentes formas de pagamento

Disponibilizar diferentes formas de pagamento complementa a estratégia anterior. Atualmente há inúmeras maneiras de realizar o pagamento, seja no pix ou em formato omnichannel, como a compra online e retirada na loja, por exemplo. 

É preciso fornecer comodidade aos seus clientes para que não haja qualquer tipo de objeção de compra. Realizar o pagamento do jeito mais confortável ou seguro, de acordo com o gosto de cada um, colabora com a construção da melhor experiência de compra. 

O Relatório Varejo 2022 apontou que 52% dos clientes declararam que já desistiram de uma compra após perceber que não havia a opção de pagamento que desejavam.

O estudo ainda compartilha insights quanto à transformação digital neste contexto. Das empresas entrevistadas, 43% utilizam os dados de pagamentos para compreender com facilidade o comportamento dos usuários e, assim, gerar uma experiência mais personalizada.

Portanto, use essa ferramenta para construir bons relacionamentos com os seus clientes, com base na experiência, atendimento, e pagamento personalizados e eficientes.

3 Aposte em produtos de giro rápido

Produtos de giro rápido são fundamentais para aumentar vendas. Isso porque a necessidade de compra tende a reaparecer com mais frequência em um menor período. 

Dessa forma, você mantém sempre uma quantidade certa de vendas a cada mês e garante o aumento delas caso estimule a compra de outros produtos.

A grande variedade e quantidade de itens de uma loja de ferramentas e ferragens garante que até os compradores realizem compras complementares no seu estabelecimento.

Por isso, invista em um bom estoque de produtos com alta procura e giro rápido para assegurar um bom volume de vendas, apesar da demanda variada dos seus clientes.

4 Otimize o mix de produto

Comece planejando o seu mix de produtos com base nas informações comportamentais dos seus clientes. Lembre-se de considerar a experiência para garantir a fidelização dele. 

A variedade é a palavra-chave para um bom mix de produtos. É justamente a diversificação que causa o aumento das vendas. As diferentes opções garantem o atendimento a demandas variadas. 

Aqui cabe destacar a importância de ter itens que complementam uns aos outros para, assim, estimular a compra casada. Essa é uma opção estratégica para aumentar a venda de produtos mais relevantes e que, às vezes, possuem alto preço.

Por fim, considere as épocas sazonais. Ter a quantidade e variedade de produtos ideais para o dia dos pais, por exemplo, aumentará as suas vendas. Pense em realizar promoções nessas datas para estimular a compra.

5 Tenha uma boa exposição dos produtos na sua loja

A correta exposição dos produtos é uma das estratégias de vendas mais eficientes! Identifique os pontos quentes da sua loja, como corredores de alta circulação, por exemplo. E disponha itens que saem com alta frequência ou aqueles que precisam de mais destaque para aumentar suas vendas. Tudo dependerá dos seus objetivos.

Além disso, categorize e estruture os produtos por finalidade, uso e setores, por exemplo. Estimule a conexão entre eles para facilitar a venda casada. Ferramentas que se complementam devem estar próximas e interligadas para que o cliente as ache com facilidade.

Ainda sobre os resultados da pesquisa da Zendesk, em 2022 houve um aumento de oportunidades de vendas casadas ou cruzadas, se comparado ao ano anterior. Isso porque o cliente está 14% a mais envolvido com o negócio.

Por isso, aposte em gôndolas na entrada, organização na vitrine e prateleiras em caixas. E também em elementos de ambientação, como luz e som, por exemplo. O primeiro, inclusive, ajuda no destaque de produtos para pessoas de diferentes estaturas.

Deixe espaços livres para a movimentação e invista na frequente limpeza para não desviar a atenção dos clientes e tornar sua loja mais atrativa e convidativa.

6 Realize capacitações

Se engana quem acredita que capacitações não fazem parte das estratégias para aumentar as vendas da sua loja. Equipes de vendedores eficientes garantem a qualidade do atendimento, característica essa que já sabemos do efeito no sucesso dos resultados. 

Por isso, aposte em treinamentos constantes para despertar novas habilidades nos seus colaboradores e aprimorar as antigas. Essa estratégia permite que eles estejam atualizados com as tendências e mudanças do mercado e, ainda, demonstra valorização ao profissional.

Lembre-se, o atendimento precisa ser empático, personalizado, consultivo e resolutivo. Eles precisam saber as informações e argumentos necessários para evitar objeções. Então, treine o olhar e a comunicação dos seus vendedores para que sejam capazes de colocar essas características em prática.

E então?

Comece colocando essas estratégias em práticas de maneira gradual. Por exemplo, essa última, o recomendado é estruturar um planejamento de desenvolvimento profissional e que identifica o que precisa ser melhorado. 

Após a aplicação gradual, avalie os resultados e aprimore o que for necessário. Inicie por esses detalhes para depois apostar em estratégias de vendas mais elaboradas. 

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