Um bom gerenciamento de estoque em atacados é fundamental para garantir o sucesso dos clientes e das vendas. Isso porque, as compras são geralmente realizadas em alto volume, dessa forma, os erros tendem gerar maior impacto nos negócios dos compradores e, consequentemente, no seu.
Pensando nisso, listamos a seguir os principais erros causados pela má gestão e dicas de como evitá-los.
Boa leitura!
Quais são os principais erros causados pelo gerenciamento de estoque?
O gerenciamento de estoque é uma das atividades que afetam diretamente o sucesso do seu negócio. A falta de organização, divergências de informações ou problemas na armazenagem podem atrasar vendas, gerar insatisfação no cliente ou até mesmo paralisar as atividades de um atacado.
Segundo a SEBRAE, é justamente a gestão deste ponto que pode significar a diferença entre o lucro e o prejuízo do negócio. Isso porque esse é o setor que conecta a oferta do atacado com a demanda do cliente.
Portanto, é essencial estar atento às informações quanto a mercadoria, giro de estoque e comportamento do consumidor para que o setor acompanhe essas mudanças e ofereça o melhor produto possível.
Diante deste contexto, é possível apontar como um dos principais erros a ruptura do estoque. Esse é o problema conhecido pela indisponibilidade dos produtos durante o momento de compra. E para o atacado isso pode significar problemas temporários ou indefinidos de abastecimento.
Além deste, há também o descontrole entre pedidos e entregas. Isso acontece quando não ocorre uma organização desses dois pontos, gerando atraso, avarias ou até mesmo perda de mercadorias.
Aceitar pedidos antes de conferir o estoque ou de ter o produto armazenado pode, também, comprometer a saída da peça e, assim, gerar insatisfação com o cliente.
E não considerar a gestão financeira nesses momentos é um dos grandes erros. Isso impede a renovação do estoque e gera prejuízos no abastecimento.
Por fim, é preciso contar com colaboradores qualificados para auxiliar na gestão do estoque com maior eficiência e evitando erros. Afinal, falhas causam um gerenciamento de estoque deficiente, atrapalhando a experiência do cliente e o volume de vendas.
Como evitá-los?
A seguir, listamos algumas dicas que colaboram para a perfeita gestão de estoque em atacados. O intuito é estimular o aperfeiçoamento dos processos e o alinhamento do setor com outras áreas. Confira!
1 Estabelecer e acompanhar as metas do atacado
Em um primeiro momento, é fundamental conhecer as metas do seu atacado. Caso ainda não tenha estabelecido as principais, este é o momento ideal. A dica é determinar as metas de forma realista e alcançável, em parceria com a gestão dos demais setores da empresa.
Para isso, identifique os objetivos organizacionais que colaboram com a estratégia de crescimento do atacado. Em seguida, desenvolva metas possíveis para não só contribuir com o progresso do negócio, como também para evitar a sensação de frustração. A dica é criar metas que estimulem a equipe, ao mesmo tempo que ajudam com a evolução do atacado.
Uma vez estabelecidas, basta acompanhar os principais indicadores para identificar pontos fortes e de melhorias. Isso colabora com uma gestão preventiva e inteligente. A ruptura do estoque, muitas vezes, pode ser evitada com a análise frequente dessas métricas, por exemplo.
2 Comunicação facilitada e conexão com outros setores
O segundo passo é a comunicação facilitada entre os demais setores. Todos eles precisam de informações, fornecidas por outras áreas, para melhor comandar suas atividades.
Por exemplo, o setor de compras necessita compreender como está o estoque e a armazenagem de um determinado produto para compreender quando reabastecer. Da mesma forma que o estoque necessita das informações quanto a chegada desses produtos.
Em paralelo, é essencial manter o contato com o setor de logística para acompanhar as entregas, verificar possíveis rotas mais ágeis e econômicas. Assim, o setor financeiro poderá melhor organizar a verba para compras que afetam, futuramente, o estoque.
Portanto, um bom gerenciamento de estoque equilibra compras, armazenagem e entregas, alinha as metas e informações necessárias para cada um e controla a correta entrada e saída dos produtos.
A conexão e o perfeito alinhamento entre os setores é o que garante o sucesso das atividades e evita falhas.
3 Produtos de qualidade e giro rápido
É preciso eliminar de vez a prática que envolve a seleção dos produtos apenas por seu valor monetário. A compra de bons produtos deve garantir qualidade e giro rápido. Afinal, de nada adianta ter itens parados no estoque gerando prejuízos para a loja.
Por isso é fundamental apostar em produtos com valor agregado. Isto é, com atributos para além do preço e que justifiquem a sua compra. Isso porque, um produto de baixa qualidade afeta a imagem e reputação do seu atacado, além de causar más experiências aos seus clientes.
No atacado essa é uma característica ainda mais importante. Os clientes desse negócio, geralmente, realizam grandes compras, com alto volume de produtos, realizando um bom investimento. Por isso, é preciso que o cliente tenha acesso a produtos eficientes, duráveis e resistentes.
Frase destacada: Segundo um relatório de 2022 da Zendesk, 61% dos clientes recorreriam a um concorrente após uma única experiência. Enquanto, depois de duas experiências negativas, 76% deles não voltarão a realizar novos negócios.
4 Seleção de bons fornecedores
A relação com fornecedores é um dos cuidados mais importantes durante o correto gerenciamento de estoque em atacados. Tendo em vista que o desempenho deles afeta diretamente o sucesso do negócio e o planejamento do setor de estoque.
Por isso é fundamental realizar uma boa pesquisa de mercado e selecionar os melhores fabricantes de ferramentas. Eles precisam disponibilizar bons prazos, fretes e possibilidades de negociação. Ter material à pronta entrega facilita ainda mais os processos de compra, estoque e logística do seu atacado.
Aposte em quem tem experiência e credibilidade no mercado! E em seguida, estimule a construção de boa relação para garantir que ambos tenham benefícios durante toda a parceria.
5 Constante análise dos processos e automação
A análise frequente dos processos ajuda a identificar falhas e atividades que atrapalham, geram alto custo e não são essenciais para o perfeito funcionamento do estoque.
Portanto, elimine processos repetitivos e operacionais. Geralmente eles são os que mais consomem tempo e, consequentemente, investimento. Aposte em automação e o uso de tecnologia para melhor gerir o estoque.
Uma gestão de estoque automatizada reduz custos e otimiza os procedimentos. Aqui a captação e o compartilhamento das informações será aprimorada com a ajuda de softwares de gestão que colaboram com a criação de banco de dados da empresa. Isso evitará erros humanos, tornando a gestão mais eficiente, rápida e segura.
6 Níveis mínimos de estoque e uma porcentagem de segurança
É preciso entender a demanda dos produtos, de acordo com o comportamento do consumidor, para melhor compreender os níveis mínimos de estoque para cada um. Dessa forma, em momentos de crise, você poderá manter, pelo menos, o mesmo volume de vendas.
No entanto, o ideal é criar um nível de segurança de estoque. Isto é, a margem de produtos que esteja acima da ideal para eliminar imprevistos e erros quanto a avarias, armazenagem e logística, por exemplo.
7 Qualificação e capacitação
Por fim, é preciso investir em uma equipe cada vez mais qualificada e especializada. Logo, aposte na capacitação dos seus colaboradores para reforçar processos, ampliar habilidades e estimular o desenvolvimento de novas competências.
Isso colabora com o engajamento dos funcionários, elimina erros e ressalta a importância da evolução do atacado para todos.
E agora?
Aplicar essas dicas é fundamental para assegurar bons resultados do seu estoque. Lembre-se que todos eles colaboram para a experiência do cliente e, consequentemente, para a reputação do seu atacado.Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a mais dicas e materiais como este.