Os elevadores de motos são equipamentos fundamentais para as oficinas. Isso porque eles colaboram com o bem-estar do mecânico e operadores, além de garantir maior rapidez e eficiência das atividades, resultando em qualidade final.
Entretanto, ainda há certas dúvidas quanto às suas características e funcionalidades. Por isso, a seguir listamos as principais respostas para sanar suas dúvidas de uma vez. Confira!
Por que é preciso ter elevadores de motos no estoque do seu atacado de motopeças?
Os elevadores de motos são fundamentais para os clientes do seu atacado de motopeças que possuem oficinas. Eles facilitam os processos de identificação e solução de problemas na moto, colaborando com a qualidade e bem-estar do operador.
Basta imaginar o seu cliente trabalhando no chão, o tempo todo, na oficina. Ergonomicamente essas atividades afetam não só a qualidade de vida do profissional como também do serviço. Afinal, ninguém trabalha bem quando está sentindo dor ou algum incômodo, certo?
Portanto, esse equipamento surge para facilitar o dia a dia do mecânico e para colaborar com a eficiência e êxito das ações. O conforto também precisa ser um atributo avaliado nessas horas.
Logo, os elevadores erguem a moto em uma altura confortável para que o mecânico possa avaliar e realizar reparos, além de solucionar obstáculos com maior segurança e rapidez.
Os consertos com o apoio desse equipamento facilitam o trabalho ao longo do dia e garantem a integridade do mecânico. Logo, a importância em ter os elevadores de motos em seu estoque está no fornecimento de boas experiências de compra.
Ao apontar esses benefícios, o cliente compreenderá sua preocupação quanto a eficiência do seu trabalho e bem-estar. O atendimento consultivo e empático no atacado de motopeças tende a colaborar com a fidelização dos clientes.
Conforme aponta uma recente pesquisa da Zendesk, 81% dos clientes dizem que uma experiência positiva de atendimento aumenta a probabilidade de realizarem novas compras com o negócio.
Além disso, 72% deles afirmam que querem ajuda ao comprar um item e 63% estão dispostos a receberem recomendações de agente quanto ao produto.
E quanto mais o mercado de motocicleta cresce, maior será a demanda por produtos de qualidade e excelência. Essa é a importância em conhecer os equipamentos para melhor conduzir as vendas.
O que um bom elevador para motos precisa ter?
Apesar de o elevador para motos ser um equipamento indispensável para o conforto e qualidade das atividades da oficina, ainda há algumas dúvidas quanto às suas funções e características. Não é preciso somente que o mecânico entenda os atributos de cada um deles, como também o comprador do atacado. Assim será mais fácil de garantir, também, a prática da venda consultiva.
Portanto, antes de mais nada, além de uma entrega rápida, procure por fornecedores que garantam assistência técnica. Os que realizam esse processo direto de fábrica garantem ainda mais assertividade para solucionar as suas dúvidas.
Isso não só torna o serviço mais seguro e rápido, como também reduz transtornos e prejuízos. Essa prática contribui com a construção de bons relacionamentos, facilitando a solução de defeitos com maior antecedência possível.
Dito isto, atente-se à matéria-prima dos elevadores de motos, a capacidade de carga, altura da elevação e garantia. O importante é disponibilizar algumas opções para cada uma dessas características. Isso porque, os atributos são conectados diretamente com o objetivo de cada atividade/negócio.
Isto é, se uma oficina é especializada no conserto de motos mais pesadas e específicas, como as esportivas, por exemplo, é preciso adquirir um elevador que sustente esse peso durante a operação. Caso contrário, não haverá a necessidade de investimento em elevadores com alta capacidade de carga.
Além disso, há os detalhes quanto a largura da rampa de elevação. Quanto maiores as dimensões, maior será a estabilidade.
Somados a isso, existem 3 principais modelos oferecidos no mercado. A seguir, listamos suas principais características e funcionalidades para que você compreenda a diferença entre eles. Confira!
Elevador hidráulico
O Elevador Hidráulico e o Pneumático (que veremos a seguir) são as duas principais opções quanto ao mecanismo do equipamento. O Hidráulico, então, tende a ser o mais prático e compacto, por isso, é mais comum em oficinas menores.
Por ser hidráulico, este elevador para motos garante bastante força para elevar qualquer modelo desse veículo. Tudo com muita segurança e simplicidade no funcionamento.
Entretanto, ele é ideal para trabalhos em motos pequenas e de médio porte e para o uso em espaços menores.
De um modo geral, avalie a capacidade de carga, o acionamento de elevação por cilindro hidráulico ou mecânico e o controle da subida e descida. Além disso, analise se o prendedor de rodas é universal e se a rampa de acesso é em chapa xadrez para maior aderência da moto no equipamento. Esses detalhes garantem a qualidade do elevador.
Elevador Pneumático
Já o Elevador Pneumático recebe esse nome devido a ter seu acionamento através de um cilindro pneumático. Essa característica tende a demonstrar maior profissionalismo do mecânico por colaborar com a agilidade e eficiência das entregas aos clientes dos veículos restaurados.
Portanto, ele tende a ser o mais escolhido por suas opções quanto a segurança e praticidade no uso. Suas travas universais junto com as travas de segurança garantem estabilidade no veículo erguido, eliminando riscos de acidentes e prejuízos.
Há modelos no mercado que foram idealizados para o desenvolvimento de trabalhos que exigem rapidez e eficiência, enquanto outros visam maior capacidade de carga e segurança. Para esse último, é preciso que ele tenha duplo braço multiplicador de força.
Por isso, assim como no Hidráulico, a principal característica para se atentar é a capacidade de carga. É ela que determinará a potência e o tamanho dos elevadores de motos.
Além desse atributo, se atente ao braço multiplicador de força, ao diâmetro do cilindro do sistema pneumático, material da rampa de acesso, altura da plataforma em relação ao solo, prendedor de rodas universais e sistema de trava de segurança.
E ainda, avalie as válvulas de esfera e veja se há um bujão de alívio para garantir um retorno mais suave.
Elevador de coluna pneumático
Já o elevador de coluna pneumático possui as características do anterior, com a diferença na altura do solo. A plataforma fica mais próxima do chão para atender nas motos mais pesadas, como quadriciclos. O objetivo é evitar batidas e arranhões durante a subida. Isso garante maior conforto, segurança e limpeza do ambiente de trabalho para o mecânico.
Portanto, por ter o mesmo mecanismo que o anterior, a elevação ocorre por meio de um cilindro pneumático e, mesmo sendo mais próximo do solo, possui, geralmente, alguns estágios de altura para que o mecânico avalie a melhor opção.
E assim como os outros, analise o sistema de trava, prendedor de rodas e material da rampa de acessos.
E então?
Lembre-se que essas características não só te ajudam a escolher os melhores elevadores de motos para ter no estoque, como também colaboram para a prática de uma venda mais consultiva e com foco na experiência do cliente.
Portanto, avalie com calma essas características e esteja sempre atualizado quanto aos materiais disponibilizados pelos fornecedores. Neles é possível encontrar referências e dados importantes que contribuem para um maior conhecimento dos equipamentos.
Gostou desse conteúdo? Então acompanhe a nossa página de blog para ter acesso a mais informações e dicas como esta.