A preocupação com a boa gestão de fornecedores de atacado é essencial para o crescimento do negócio. Afinal, esse é o processo responsável por selecionar, controlar e monitorar as parcerias que contribuem com o funcionamento do seu atacado.
Diante disso, reunimos neste texto os impactos e as funções resultantes desse gerenciamento. E, ainda, listamos algumas dicas de como realizar esse procedimento da melhor maneira possível.
Boa leitura!
Você entende a verdadeira importância da gestão de fornecedores de atacado?
A gestão de fornecedores de atacados é uma área do negócio que precisa ser realizada sempre com muita atenção. Isso porque esses parceiros são responsáveis por abastecer o seu estoque.
Sem bons relacionamentos com essas empresas, será difícil manter uma frequência saudável de vendas e, assim, garantir a lucratividade do seu atacado. Logo, a gestão de fornecedores precisa ser efetiva desde o início, ou seja, desde a seleção.
É assim que os fornecedores, como parceiros do seu negócio, agregam valor ao atacado. E a correta gestão deles auxilia no controle de custos, encomendas, estoque, logística e demais setores.
Cabe destacar que mais de 357.062 motocicletas foram emplacadas no Brasil, segundo dados da Fenabrave, citado pelo Estadão. Isso indica mais oportunidades de vendas para todo o setor.
Esse número é extremamente positivo para o crescimento de diferentes negócios. Contudo, também significa um aumento na competitividade do mercado. Até porque, segundo a PAC, já são mais de 125.835 empresas ativas no comércio de veículos, peças e motocicletas.
Portanto, agora, mais do que nunca, é preciso saber escolher bem os parceiros que ajudarão o seu negócio alcançar o destaque necessário em meio a concorrência.
Mas, as tarefas de uma boa gestão de fornecedores de atacado não param após a seleção. Muito pelo contrário! É extremamente importante o acompanhamento dos resultados e a construção de relacionamentos duradouros e benéficos para ambos.
É papel da gestão controlar essa parceria para assegurar os melhores números para o atacado. E isso só é possível porque essa administração trabalha com base na melhoria contínua.
O monitoramento e análise constante dos serviços prestados pelos fornecedores ajudam na identificação de oportunidades de aperfeiçoamento com maior facilidade, agilidade e, até mesmo, previsibilidade.
Como garantir uma boa gestão de fornecedores?
Como vimos, uma boa gestão de fornecedores de atacado é essencial para o sucesso do mesmo. Isso se dá também, além do que já apontamos, à qualidade dos produtos oferecidos por essas empresas.
Isto é, quanto melhor forem a peças, equipamentos e acessórios disponíveis no seu atacado, maiores serão as chances do cliente voltar para realizar novas compras e indicar o seu negócio a amigos e familiares.
E claro: o aumento do volume das suas vendas exige o aumento da compra de novos itens com os fornecedores. Logo, ambos saem ganhando com a qualidade oferecida.
Sendo assim, com base no que já foi apresentado até então, reunimos uma lista com passos e dicas importantes para estabelecer na sua gestão de fornecedores de atacado.
Confira a seguir!
Definição de critérios para a seleção de fornecedores
A definição de critérios para a seleção é o primeiro passo para uma boa gestão de fornecedores de atacado. Esse é o momento de estabelecer parâmetros de qualidade e requisitos necessários para fechar negócios com possíveis parceiros. Sempre com base nos objetivos e metas.
A dica aqui é determinar uma avaliação completa. Ou seja, analise se o futuro fornecedor está de acordo com as exigências fiscais e se segue as principais regras e normas do setor.
Também compreenda as qualificações técnicas dos produtos, suas documentações e a amplitude do portfólio do fornecedor. Veja igualmente a reputação, referências do mercado e as avaliações online de clientes.
Se possível, faça também uma visita técnica para conhecê-lo e estabelecer um contato mais estreito. Analisando, de perto, a capacidade de produção e as técnicas utilizadas.
Também é ideal entender a faixa de preço, formas de pagamento e prazos de entrega. Contudo, aqui vale destacar que o valor do produto é um critério importante, mas não pode ser o único a decidir pela parceria. É fundamental avaliar em conjunto o custo-benefício.
O importante é construir um grupo de critérios indispensáveis para fechar negócios com os seus futuros parceiros. Assim, as chances da relação ser mais saudável, assertiva e benéfica para ambos é muito maior.
Alinhamento de expectativas e negociações
Também faz parte de uma boa gestão de fornecedores de atacado o processo de alinhamento de expectativas e negociações. Esse é o momento logo após a pré-seleção desses futuros parceiros.
Aqui deve-se negociar os critérios, estabelecidos anteriormente, mas que o fornecedor em questão não alcançou. Logo, discuta preço, condições de pagamento, benefícios, assistência técnica e outros pontos que considera importantes, de acordo com suas metas.
Em seguida, alinhe as expectativas antes e depois da contratação dos fornecedores. Essa parte é fundamental para que o fornecedor entenda as suas verdadeiras necessidades e o papel dele nos resultados do seu atacado.
Estabeleça, inclusive, os canais de comunicação mais adequados e efetivos para começar a iniciar um bom relacionamento.
Gerenciamento do relacionamento da parceria
Como vimos, a administração e nutrição do relacionamento também faz parte da gestão de fornecedores de atacado. Ou seja, mantenha canais abertos para trocas importantes quanto a parceria.
Estabeleça e peça feedbacks sempre que necessário. Tente entender, ao máximo, o quanto essa troca tem sido benéfica, ou não, para ambos os lados. Quando isso acontece, as chances de estabelecer ações corretivas são bem menores.
Com tudo acordado, alinhado e esclarecido, o relacionamento é construído com uma base sólida. E isso ajuda a prever resultados e, até mesmo, resolver gargalos urgentes, sem sofrer com grandes prejuízos.
Monitoramento constante dos resultados
Por fim, não há como compreender a assertividade das suas ações sem o constante monitoramento. A frequente avaliação é extremamente importante para assegurar que os fornecedores continuem a corresponder às suas expectativas, e vice-versa.
Por isso, deve-se definir indicadores de performance que servirão como base para a análise e monitoramento dos fornecedores. Eles podem ser conforme entregas, cumprimento de prazos e custos, por exemplo.
Para além da análise e identificação de gargalos, com o monitoramento também é possível fazer previsões a curto, médio e longo prazo para as suas operações.
De qualquer forma, o importante é utilizar esses dados para realizar as melhorias necessárias, incentivar o desenvolvimento do atacado e de seus fornecedores, bem como atestar a qualidade da parceria.
A gestão que tem como base dados reais e consistentes, colabora com a comunicação mais assertiva e eficiente entre os parceiros. Assim, as operações e gargalos são ajustados com antecedência e mais clareza.
Próximo passo
A gestão de fornecedores de atacado pode até parecer fácil na teoria. Mas, na prática, você precisará fazer os ajustes com base nessas dicas. O importante é ir se adaptando a cada ação e adaptando conforme necessário.
Após a compreensão da importância dessa gestão, o próximo passo é descobrir como garantir uma boa compra de equipamentos, que sejam de qualidade, para o seu atacado de motos. Para isso, desenvolvemos um conteúdo de blog com informações relevantes que vão te ajudar nesse processo. Clique aqui para acessá-lo!