O cenário da indústria metal mecânica ainda é incerto para 2024. Alguns desafios gerados pelo pós-pandemia podem continuar presentes no setor. Contudo, tendências que vinham sendo impulsionadas pelos últimos anos serão ainda mais latentes nos próximos 12 meses.
Ficou curioso? Então, continue a leitura e descubra quais são as principais tendências do segmento para 2024!
Por que se preocupar com as tendências da indústria metal mecânica?
A indústria metal mecânica, assim como demais setores, sofreram grandes mudanças no pós-pandemia. Portanto, o intuito de 2023 foi retomar o ritmo da produção. Para isso, era necessário se reinventar e apostar em algumas novidades.
Para 2024, o objetivo continua o mesmo. Entretanto, a transformação digital impulsionada pela Covid-19, agora, tem um espaço ainda mais latente no setor.
Isso porque a aplicação delas é imprescindível para garantir alta competitividade e destaque mercadológico.
Destaca-se que, em 2023, um dos grandes obstáculos do setor era a alta dos insumos e materiais produtivos. Tudo estava à mercê dos possíveis desfechos entre as relações da Rússia e Ucrânia. Afinal, sabe-se o quanto esse conflito afetou a oferta e demanda de diferentes insumos para inúmeros setores.
Nesse contexto, a expectativa para 2024 é de recuperação, mesmo que tímida. Apesar da continuidade da guerra, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) da Metalurgia sofreu uma variação de -0,24% em outubro deste ano (atualização mais recente).
Já o da Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, obteve -0,47%.
Portanto, esses números também geram expectativas de um setor mais controlado e fértil para o desenvolvimento. De qualquer forma, uma excelente maneira de contornar as incertezas e volatilidade do segmento é a aposta na Indústria 4.0!
A 4ª Revolução Industrial aborda a necessidade da automação industrial e a integração de diversas tecnologias para aprimorar processos e garantir produtividade. Assim, as principais tendências do setor estão relacionadas a esse conceito! Então, veja a seguir a lista com 4 delas, com base nas predições da SEBRAE para o setor.
1. Sustentabilidade
O grande assunto do momento, em diversos setores, é a sustentabilidade. E com a indústria metal mecânica não seria diferente!
Muito disso se dá ao ESG (Environmental, Social and Governance). O conceito refere-se às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
Segundo dados apontados pelo Exame, o termo ESG cresceu 2.600% nas redes.
Além disso, entre as empresas com maior faturamento (acima de R$ 5 bilhões):
- Mais de 91% aplicam o ESG nas estratégias delas;
- 73% realizam o mapeamento de riscos de ESG.
Nesse sentido, a expectativa para 2024 é que a preocupação seja cada vez maior no segmento, e que reforce o impacto da sustentabilidade no setor. Segundo o material da SEBRAE, citado anteriormente, o principal foco do setor é a redução de emissão de carbono na atmosfera.
Para isso, a manutenção preditiva é incentivada com o objetivo de garantir a descarbonização do setor.
Isso se dá ao impacto do compromisso das siderúrgicas nacionais em aderir o pacto global da ONU, alcançando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A abordagem esperada é que as indústrias do segmento colaborem com as metas de emissões de gases do efeito estufa. Além disso, a tendência é de que as empresas do segmento realizam ações capazes de:
- Contribuir para redução dos impactos da captação de água em bacias hidrográficas na produção do aço;
- Gerar a neutralidade de carbono e processos produtivos que utilizam energia limpa;
- Promover a mitigação de impactos e riscos ao meio ambiente e à segurança do trabalhador (acrescentados ao escopo de cada projeto industrial).
2. Fábricas inteligentes

Outra grande tendência da indústria metal mecânica são as fábricas inteligentes. Elas são, inclusive, a representação da indústria 4.0. Ou seja, aqui toda a operação é apoiada por automação e software.
Isso significa que são usadas as principais tecnologias para conectar e aprimorar a produção industrial. Como, por exemplo:
- Internet das Coisas (IoT);
- Inteligência Artificial (IA);
- Nuvem;
- Big Data.
Inclusive, segundo a SEBRAE, o uso da IA conectada às plataformas de cloud (nuvens), podem contribuir para o planejamento e o monitoramento da manutenção industrial. Tudo isso independentemente do número de ordens de serviço e ativo.
Além disso, ela também pode ser aplicada para prevenir riscos e perdas, contribuindo para a sustentabilidade e saúde financeira da indústria.
Segundo uma outra pesquisa citada pelo Exame, a IA é uma das prioridades de 85% das empresas nos próximos anos.
E, ainda, essas tecnologias podem ser usadas como:
- Sensores inteligentes;
- Tecnologias de segurança cibernética;
- Reconhecimento facial;
- Software para sequenciamento da linha de produção.

3. Orientação por dados e digitalização
Essas tendências são resultados da ampliação do avanço das fábricas inteligentes. Afinal, com o uso das tecnologias corretas, há uma gestão orientada por dados. Ou seja, mais digitalizada e inteligente.
Dessa forma, as informações geradas por essas ferramentas contribuem para tomadas de decisões mais assertivas. Tudo aqui será monitorado em tempo real, permitindo ajustes mais assertivos e ágeis, quando necessário.
Além disso, a digitalização das operações de toda a fábrica, desde a gestão até a produção em si, garante otimização das atividades. Assim, as tarefas repetitivas são realizadas por máquinas, gerando maior precisão e eficiência.
4. Inovação em técnicas e equipamentos
Por fim, é preciso acompanhar o avanço tecnológico quanto às técnicas e equipamentos usados na produção. Eles são responsáveis por tornar toda a operação mais eficiente e assertiva.
Há uma crescente quanto às discussões sobre inovação e estudos que colaboram com a análise científica avançada de materiais e ferramentas. O ideal é apostar em parceiros atentos à modernidade do setor, fazendo uso das máquinas e técnicas mais atualizados e inteligentes.
Leia também: Saiba O Que Torna A Fundição Em Areia Verde Uma Das Melhores Técnicas
Próximo passo
Como abordado ao longo do texto, a indústria metal mecânica ainda pode passar por alguns desafios em 2024.
Contudo, as tecnologias orientadas pela Indústria 4.0 chegam para contornar esse cenário e aprimorar as operações desse setor. Gerando, assim, produtividade, qualidade e desenvolvimento.
Gostou desse conteúdo? Então acesse o nosso blog e confira as principais novidades e informações do setor. Para isso, clique aqui!