Metalcava

A serra policorte é muito usada para a realização de cortes com potência e rapidez. Seu formato costuma gerar confusões e dúvidas, principalmente, devido a semelhança com a serra de esquadria. Contudo, é possível ressaltar que no policorte o disco é abrasivo e na outra, a lâmina é de aço dentada. 

Para solucionar mais dúvidas como esta, continue a leitura! Reunimos, neste texto, as principais informações sobre essa ferramenta! Vamos lá?

Relembre: o que é uma serra policorte?

A serra policorte é uma ferramenta versátil. Afinal, pode ser utilizada em diferentes segmentos, desde indústrias, até a construção civil, serralharias e produções de larga escala. 

A potência e resistência dessa máquina exige que o uso seja realizado por profissionais qualificados, independente da área. 

O policorte é um equipamento elétrico robusto, utilizado para o recorte rápido em materiais rígidos e bastante resistentes. Como, por exemplo, aço, ferro, perfilados, tubos, metal e alumínio. Ou seja, metais ferrosos e não ferrosos, com o uso do disco apropriado.

Os modelos PCSM e PSFMI têm a sua aplicação recomendada para cortes de peças grandes, em até 45º para ambos os lados da ferramenta. Tudo isso graças ao seu prato e corpo giratório. No entanto, as peças permanecem presas e seguras. Já os demais realizam o corte reto.

As mesmas poderão ser de diferentes tamanhos e formatos. O corte pode ser feito em formato de barras, placas e chapas, por exemplo. Apesar disso, o equipamento costuma não ser pesado e pequeno.

A base, corpo e tampa do policorte, normalmente, são fabricados em ferro fundido. Inclusive, os de ferro fundido nodular garantem ainda mais resistência a impacto, tração e escoamento à ferramenta. Ou seja, a alta durabilidade desta matéria-prima é perfeita para o desenvolvimento da máquina.

Leia também: Ferro fundido cinzento e nodular: entenda as diferenças

Principais modelos de serra policorte

Devido sua ampla utilização, existem alguns modelos de serra policorte para a concordância com os diversos objetivos de cada aplicação. 

Contudo, há alguns padrões seguidos por esta ferramenta. Por exemplo, os discos utilizados costumam ser de 12” e 14” e a inclinação do corte angular segue a escala de 0 a 45º.

De todo modo, os modelos do policorte podem ser divididos quanto ao motor:

  • Com motor estacionário: tem maior potência. Por isso, é perfeito para cortes de materiais mais duros e por longos períodos;
  • Com motor de indução: é ideal para a realização de cortes mais rápidos e práticos. Logo, sua utilização está destinada a ações intermitentes e materiais menos robustos e com menos espessura.

E, também, quanto à mobilidade:

  • Policorte de bancada: é indicado para cortes mais ágeis e transversais ou inclinado. Essa ferramenta costuma ser mais pesada, potente e resistente. Sendo, então, ideal para trabalhos mais contínuos;
  • Policorte portátil: conhecido por sua flexibilidade, o modelo contribui para a realização do corte em qualquer lugar. A praticidade desse equipamento colabora com o alcance de diferentes projetos, dando liberdade ao operador.

O conhecimento sobre esses modelos de serra policorte ajuda na compreensão e na identificação de qual é o mais adequado e coerente com o trabalho de seus principais clientes.

As vantagens de ter a serra policorte em seu mix de produtos!

Com base nas características e aspectos da serra policorte citados acima, podemos afirmar algumas das principais vantagens dessa ferramenta. 

A primeira delas é a garantia da precisão e eficiência nos cortes em diferentes tipos de materiais. Ou seja, o acabamento tende a ser perfeito!

Acrescenta-se ao fato de que a máquina possibilita os cortes transversais de diversos materiais resistentes e com ângulos variados. O que colabora com o aumento de seu uso em inúmeros segmentos.

A praticidade também é mais um ganho devido a sua facilidade de uso, além da produtividade graças a agilidade e assertividade da máquina. E isso contribui para o aumento da produtividade do profissional.

Cabe destacar aqui, também, que a assertividade do equipamento ajuda na redução de erros, de custos e de perdas de material de seus clientes. Gerando, assim, juntamente com o excelente custo-benefício, a satisfação dele.

Lembre-se! A experiência do consumidor gera grandes impactos à imagem mercadológica do estabelecimento. Isso porque, clientes felizes realizam indicações e boas avaliações online. 

Um posicionamento forte e positivo, por consequência, auxilia na aquisição de novos clientes e parceiros. Até porque, 44% dos consumidores costumam procurar a reputação da loja em plataformas, antes de realizar a compra.

Além disso, a flexibilidade e versatilidade da serra contribuem para o alcance de diferentes demandas. Essa característica, para a sua loja, é sinônimo de aumento de vendas

Afinal, independente do perfil de cliente atendido, a máquina será capaz de realizar cortes eficazes em materiais mais resistentes. 

Por isso, o policorte tende a ser uma das principais ferramentas com giro rápido. Nesse sentido, é um produto que não pode ficar de fora do seu mix

Quer saber os produtos que não podem faltar na loja de ferramentas? Clique e acesse o checklist!

Cuidados importantes com a serra policorte!

Apesar das suas inúmeras vantagens e diferenciais, deve-se reforçar alguns cuidados importantes aos seus clientes. 

O uso dessa ferramenta precisa ser feito de maneira efetiva e segura. Portanto, relembre o comprador que é preciso:

  • Verificar a correta tensão antes de ligar o equipamento;
  • Observar o sentido de rotação do motor;
  • Fixar o material adequadamente;
  • Baixar o disco de corte de maneira gradual;
  • Usar a velocidade constante do corte;
  • Utilizar o disco correto;
  • Realizar manutenção preventiva;
  • Seguir as instruções do fabricante e outros.

Além disso, é indispensável o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) durante esse processo. Como, luvas, abafador de ruídos, botas e óculos. Eles são fundamentais para a preservação do operador. 

Por fim, não deixe de reforçar a importância da serra policorte seguir as principais normas do setor. 

Como, por exemplo, a ABNT NBR IEC 60745-1 e ABNT NBR IEC 60745-2-5 que estabelecem os requisitos de segurança necessários para ferramentas elétricas e serras circulares.

Esses cuidados, além de promoverem a integridade física do profissional e evitarem acidentes, colaboram com a vida útil do equipamento.

E agora?

A serra policorte é uma ferramenta versátil, flexível, potente e ágil. Sua ampla aplicação é responsável por impulsionar vendas e por garantir a satisfação de diferentes clientes.

Agora que já conhece um pouco mais desta máquina, saiba como selecionar a melhor para a revenda em sua loja. Para isso, clique aqui e acesse nosso blog completo com as principais dicas e critérios.