Metalcava

A montagem de um mix de produtos perfeito e versátil nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando envolve a serra policorte. Isso porque sua variedade de modelos tende a confundir, mais ainda, esse processo. 

Pensando nisso, reunimos, neste texto, uma lista com os principais critérios para a seleção dessa ferramenta. Então, continue a leitura para ver essas dicas!

7 critérios de seleção de serra policorte para revenda

Critérios de seleção de serra policorte para revenda

A serra policorte é uma das ferramentas que não podem faltar no seu mix de produtos

Afinal, a mesma é extremamente versátil e prática, já que pode ser utilizada em indústrias, construção civil, serralharias e em produção de larga escala, por exemplo. Ou seja, sua aplicação é possível em diferentes atividades. 

Ela realiza o corte em materiais resistentes e rígidos, como é o caso do ferro, alumínio, aços, trefilados e até tubo. 

Nesse sentido, a máquina é responsável por aumentar a oportunidade de vendas, tendo em vista que colabora com o alcance de várias demandas de diferentes profissionais.

Vale destacar que, em meio a mais de 136 mil estabelecimentos no setor, é essencial garantir soluções que contribuam para o destaque mercadológico. 

Esse dado, apontado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), também reforça a importância da revenda de ferramentas que auxiliem na saúde financeira do negócio. 

Somente assim será possível garantir o crescimento e a escalabilidade da loja

Apesar de robusto, o equipamento não costuma ser pesado e pequeno. No entanto, poderá ser de diferentes tamanhos e formatos. E ainda é capaz de, até mesmo, realizar o corte em formas de barras, placas e chapas.

Não é por acaso que essas inúmeras possibilidades tornam a seleção um trabalho difícil. Então, veja abaixo a lista com 7 principais critérios que vão te ajudar a escolher a melhor serra policorte para revenda. 

Veja a seguir!

Quer saber os produtos que não podem faltar na loja de ferramentas? Clique e acesse o checklist!

1. Avalie a potência da serra policorte

O primeiro critério para a seleção da melhor serra policorte refere-se a potência dela. Para isso, o ideal é compreender as opções de motor disponíveis no mercado e estudar a possibilidade de revenda deles. 

Nesse caso, saiba que existe basicamente dois modelos:

  • Com motor estacionário: essa é a opção com maior potência. Por isso, é ideal para cortes de materiais mais duros e para longos períodos de uso;
  • Com motor de indução: é perfeito para cortes mais rápidos e práticos, com ações intermitentes e materiais menos robustos e espessos.

É possível avaliá-los também pela energia. Quanto menor for o número em W (Watts), menor será a potência da serra. Por exemplo, a de 1650W é ideal para trabalhos leves em casa ou na oficina, com madeira e plástico. 

Já a de 2400W é indicada para trabalhos mais pesados, com alta demanda e por profissionais. Como, para cortes em barras de aço.

Entender essas opções é fundamental para alinhar a solução ao comportamento do público alvo.

2. Entenda quais são os ângulos de corte

Os ângulos de corte também são critérios importantes durante a seleção da melhor serra policorte para revenda. Isso porque a máquina é capaz de realizar cortes transversais e em ângulos variados, indo do 0º à 45º, em ambos os lados da ferramenta.

Essa característica é essencial para profissionais que exigem resultados específicos ou trabalham com materiais mais pesados. Portanto, mais uma vez, compreenda o comportamento e o perfil de cliente do seu negócio para realizar a seleção com base nesse fator. 

E claro, considere a aquisição de ambos. Contudo, em quantidades diferentes para não aumentar o volume de produto parado em estoque. É preciso ser coerente nesse processo.

Leia também: 7 produtos que não podem faltar no seu estoque da loja de ferramentas e ferragens

3. Estude o diâmetro do disco

O diâmetro do disco usado na serra policorte é igualmente importante neste processo. Afinal, o mesmo impacta diretamente na possibilidade do corte de metais ferrosos ou não.

Dessa maneira, ele é responsável pelo tamanho do corte a ser realizado, profundidade e exatidão. Assim, também influencia no limite da espessura do material a ser cortado. Tudo isso, é claro, na correta velocidade e agilidade exigida pela ação. 

É simples! Quanto maior o diâmetro, maior a profundidade e menor será a velocidade de rotação.

Importante avaliar a qualidade e resistência do disco porque é natural que ele reduza de diâmetro com o passar do tempo. Isso se dá por conta do atrito, que diminui sua vida útil. Logo, o mais resistente terá o uso prolongado.

4. Preze pela resistência e durabilidade

O material e o acabamento utilizados na serra policorte fazem toda a diferença na resistência e durabilidade dele. Portanto, utilize esses dois pontos como critérios de seleção. 

Importante destacar que as máquinas produzidas com ferro fundido nodular contam com ganhos significativos de resistência a impacto, tração e escoamento. Afinal, esse material se assemelha às características do aço

E por terem maior usinabilidade e estabilidade, são perfeitos para fabricação de ferramentas de alto desempenho. 

Somados a isso, a pintura eletrostática promove ainda mais durabilidade. Isso porque a técnica também garante resistência a abrasão, corrosão e impactos. E, ainda, a raios UV e alta temperatura. Seus solventes diminuem riscos de incêndios e danos à saúde e ao meio ambiente. 

Além disso, promove qualidade estética por assegurar maior aderência e fixação da tinta, mesmo em partes de difícil acesso, e por possibilitar diferentes acabamentos. Como, por exemplo:

  • Fosco;
  • Transparente;
  • Acetinado;
  • Brilhante;
  • Semi brilhoso;
  • Enrugado;
  • Texturizado.

Leia também: Ferro fundido cinzento e nodular: entenda as diferenças

5. Opte pela segurança

Outro ponto que merece destaque e atenção é a segurança do policorte. O ideal é optar por aqueles que preservam a integridade física dos profissionais, ao mesmo tempo que garantem qualidade das operações. 

Por isso, veja se a opção pré-selecionada possui:

  • Capa de proteção retrátil;
  • Interruptor com trava de segurança que evita acionamentos involuntários;
  • Morsa com ajuste rápido, gerando segurança e agilidade ao operador. 
  • Pino trava da cabeça. 

Bônus se ela possuir alça para facilitar o transporte. Assim, será possível garantir a ergonomia, conforto e praticidade das atividades e, consequentemente, a satisfação do cliente.

6. Veja a coerência com as principais normas do setor

Esse fator complementa o anterior. Afinal, as principais normas do setor quanto a fabricação de ferramentas também são desenvolvidas com o intuito de promover segurança operacional

Dessa forma, opte por aquelas que as seguem! Existem inúmeras normas e regras complementares com requisitos de fabricação, ensaio e uso. Contudo, aqui, é possível destacar:

  • ABNT NBR IEC 60745-1: Ferramentas elétricas portáteis operadas a motor- Segurança – Parte 1: Requisitos gerais;
  • ABNT NBR IEC 60745-2-5: Ferramentas elétricas portáteis operadas a motor- Segurança – Parte 2-5: Requisitos particulares para serras circulares.

7. Atente-se ao giro rápido

Por fim, opte por aquelas que possuem giro rápido. A serra policorte, por si só, já atende diversas demandas. Contudo, se atrelada a uma certa marca, as oportunidades de vendas poderão ser maiores.

Sem contar que, os fabricantes imprimem a credibilidade e experiência de mercado em ferramentas de alta qualidade, resistência, durabilidade e tecnologia. Como, por exemplo, é o caso da Metalcava!

As ferramentas Metalcava, assim como a serra policorte, contam com giro rápido devido a nossa excelência. Nossa linha oferece eficiência e tecnologia de ponta graças à inovação aplicada em nossos processos de fabricação. 

Então, para conhecer mais de nossas ferramentas, clique aqui e acesse a página completa.