Metalcava

Muito se fala da indústria 4.0. Mas você sabe qual é a relação desse conceito com o setor de fundição? Adiantamos que, atualmente, um já faz parte do outro. E resistir a este processo é o mesmo que ficar para trás em meio a concorrência.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e veja as principais informações sobre a fundição 4.0 e o cenário atual do segmento.

Vamos lá?

Panorama atual do setor de fundição

O setor de fundição tem crescido gradativamente com o passar dos anos. Entretanto, em alguns momentos, essa evolução aconteceu de maneira mais tímida. E em certas comparações, é possível perceber até mesmo algumas quedas.

Segundo a Associação Brasileira de Fundição (ABIFA), em 2021, a indústria de fundição cresceu mais de 20,3%! O setor produziu 2,70 milhões de t de fundidos, com grande destaque ao ferro fundido (+25,5%), e em seguida o aço (+3,9%) e metais não ferrosos (+8,5%).

Desse total de produção, pouco mais de 2,35 milhões t foram absorvidos no mercado interno. Se comparado com 2020, a demanda brasileira de fundidos aumentou mais de 18,1%. E em relação a 2019, a alta foi de 22,2%.

Em paralelo, o volume de fundidos exportados pelo Brasil, em 2021, foi de 354.979 t. Isso equivale a uma expansão de 36,6% sobre 2020.

Já em março de 2023, a indústria brasileira de fundição produziu 212.606 t de fundidos. Isso significa uma elevação de 11,2%, em relação a fevereiro. Contudo, também demonstra uma queda de 12,4%, ante março de 2022.

Mas já no 1º trimestre de 2023, a fundição produziu 586.134 t! O mercado interno absorveu 85,6% da produção brasileira de fundidos (502.181 t). E no mesmo período de 2022, a demanda interna de fundidos produzidos no país foi de 594.894 t

Quanto ao mercado externo, os embarques somaram 83.952 t nos meses de janeiro a março. Em comparação com fevereiro de 2023, o aumento foi de 13,0% nas exportações de fundidos.

Esses números ressaltam uma certa estabilidade no setor. Contudo, a busca pela evolução deve ser constante para garantir destaque mercadológico em meio a competitividade. Para isso, é necessário adaptação tecnológica!

Leia também: 4 tendências para a indústria metal mecânica em 2024

Relembre o conceito e os impactos da indústria 4.0

Conceito da indústria 4.0

A indústria 4.0 é um conceito que destaca a importância da automação e padronização dos processos. Aqui, a inovação e a tecnologia são valorizadas e incentivadas para a promoção de uma produção inteligente e eficiente. São elas:

  • Inteligência artificial (IA);
  • Computação em nuvem;
  • Big Data;
  • Cyber segurança;
  • Internet das coisas;
  • Robótica avançada;
  • Manufatura digital e aditiva;
  • Softwares de integração de sistemas
  • Digitalização, e mais.

Ou seja, a também chamada de 4ª Revolução Industrial, ressalta a importância da integração de diferentes tecnologias para a digitalização das atividades. Assim, garantindo o aumento da produtividade e redução de erros humanos e custos. 

Sem contar que, essas tecnologias colaboram com a produção de dados inteligentes. Eles, por sua vez, são usados em tomadas de decisões estratégicas graças à previsão e projeção de cenários.

Como exemplo, conforme dados do Portal da Indústria, a aplicação de tecnologias digitais na indústria permitiram aumentar em 22%, em média, a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas, principalmente as do segmento de metalmecânica

Ainda, a previsão é de que, até 2025, a indústria 4.0 contribua para a redução dos custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%. Sendo, também, capaz de diminuir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%.

Não é por acaso que, até 2028, a expectativa é de que o mercado de Indústria 4.0 chegue a US$5,62 bilhões no Brasil. Afinal, segundo outro artigo do Portal da Indústria, já em 2022, o mesmo atingiu US$1,77 bilhões, representando uma taxa de crescimento anual de 18,8% entre 2017 e 2022. 

Por isso, inclusive, entre 2017 e 2022, dos setores que mais utilizaram a automação 4.0, está o de Eletrônica e Fundição, com 12,8%.

Leia também: Ferro fundido cinzento e nodular: entenda as diferenças

Qual é a relação entre a fundição e a indústria 4.0?

É simples! Tendo em vista o que foi apresentado até então, a indústria 4.0 é a chave para o completo desenvolvimento do setor de fundição, independente do cenário atual

Isto é, com as tecnologias de automação será possível garantir a rentabilidade e a produtividade dos processos de fundição. Tudo graças a segurança e a otimização operacional. 

Dessa maneira, a relação entre a fundição e a indústria 4.0 é chamada de fundição 4.0. A indústria que segue esta metodologia é mais assertiva em seus resultados, gerando maior destaque. 

Alguns exemplos de tecnologias da fundição 4.0 aplicadas à produção são:

  • Equipamentos com sensores inteligentes;
  • Máquinas de moldagem inovadora, como a vertical para areia verde DISA;
  • Análise químicas e metalográficas inteligente;
  • Máquina de impressão 3D, e mais.

Essas soluções padronizam processos, garantindo alto padrão de qualidade e precisão graças a repetitividade e velocidade. Somados a isso, a indústria 4.0, aliada a fundição, contribui para a produção customizada em massa

Ou seja, garantindo a fabricação de peças específicas, em grande volume, e de maneira mais acessível. O que, consequentemente, permite o alcance de novas demandas do mercado.

É simples! Com a automação 4.0 é possível alcançar as novas exigências e necessidades do mercado e do consumidor. Portanto, resistir ao uso dela, causa efeitos importantes à competitividade do negócio.

Além disso, a conexão inteligente entre as máquinas e os serviços promove uma gestão eficiente. Com toda a cadeia de suprimentos conectada pelo ERP, por exemplo, é possível gerenciá-la, automatizando as necessidades da produção. 

Ou seja, será possível planejar, de maneira estratégica, os pedidos de matérias-primas com base na produção. Assim, não haverá atrasos, agregando valor aos fluxos de trabalho e à imagem da empresa como um todo.

Material seriado em escala: acesse e saiba como padronizar a produção!

E então?

Como abordado, atualmente, não há como separar a fundição e a indústria 4.0. Ambos precisam estar diretamente relacionados e conectados para a promoção de uma produção inteligente, automatizada, padronizada e otimizada

Sem esses ganhos, não será possível contornar as adversidades do cenário atual ou assegurar a competitividade em meio a concorrência.

Agora que já sabe um pouco mais sobre o tema, que tal continuar se aprofundando no assunto? Clique aqui para conhecer as 6 vantagens de ter uma fundição terceirizada.