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A gestão de fornecedores é um conjunto de ações que visa administrar, selecionar e controlar parceiros do negócio. Sejam eles de soluções e/ou serviços. No caso das lojas de ferramentas, eles são agentes importantes para garantir vendas escaláveis. Afinal, sem produtos não há como ter vendas, não é mesmo?

Por isso a importância de gerenciar bem esses profissionais para garantir bons resultados comerciais. Contudo, também é preciso saber escolher esses parceiros. Aqui, deve-se atentar à qualidade dos itens, do atendimento e da logística. Só assim você poderá assegurar uma entrega diferenciada para o cliente final. 

Pensando nisso, reunimos neste texto, uma lista de boas práticas. Continue a leitura para saber como aprimorar os processos e assegurar bons parceiros para a loja de ferramentas. 

1. Planeje a gestão de fornecedores

Uma boa gestão de fornecedores começa antes da seleção. Se engana quem ainda possui no imaginário a ideia de que a atividade está relacionada somente a essa escolha. 

Para certificar o sucesso da parceria, para ambos os lados, deve-se desenvolver um bom planejamento. Ele será a base para todas as etapas seguintes, atuando como guia para as tomadas de decisões. Por isso, é importante que ele esteja completo e detalhado. 

Portanto, gaste o tempo necessário para coletar as informações e organizá-las da melhor forma. Inclusive, dados de outros setores precisam estar neste documento, como os da gestão de estoque e de compras. Assim, você conseguirá montar um cronograma mais assertivo, por exemplo.

Portanto, tenha bem definido e estruturado os objetivos e processos. As metas organizacionais precisam estar alinhadas e claras entre todos os envolvidos. No entanto, elas devem ser realistas e alcançáveis.

Com essa definição, pode-se entender melhor o papel dos fornecedores na loja. Ou seja:

  • O quanto eles serão responsáveis pelo sucesso do cliente?
  • Eles garantem boas experiências no pós-compra?

Essas e outras perguntas podem ser respondidas com as definições dos objetivos. Afinal, eles destacam como desejam que o negócio seja reconhecido e quais caminhos devem ser seguidos para que isso aconteça. 

Por isso a importância dos processos bem definidos e alinhados. Aqui o ideal é desenvolver uma política interna concreta para lidar com fornecedores. Estabeleça critérios que não podem ser negociados, visto que eles serão responsáveis pelo alcance de metas.

Isso significa que você poderá estabelecer prazos com base em:

  • Cronogramas;
  • Estatísticas;
  • Quantidade de produtos necessários por período
  • Exigências no contrato;
  • Pedidos de atualizações;
  • E tudo aquilo que julga ser necessário para garantir a qualidade da parceria.

2. Faça pesquisas

Para auxiliar na construção do planejamento, realize diversas pesquisas sobre o perfil do consumidor, de mercado e seus concorrentes. Essas informações colaboram para:

  • Construir os objetivos;
  • Identificar os critérios fundamentais para a seleção dos parceiros;
  • Consequentemente, para o sucesso da loja de ferramentas.

Com isso você entenderá os gostos e necessidades dos clientes, por exemplo. E poderá compreender melhor as tendências do mercado, bem como as mudanças econômicas que afetam o setor. Além de ter acesso a exemplos de estratégias que vem dando certo com a concorrência. 

Essas informações constroem uma boa base para a seleção ideal dos fornecedores de ferramentas. Se apoie nela e liste os parâmetros indispensáveis para a assertividade da parceria. 

3. Selecione além do preço

O próximo passo é a seleção de fornecedores em si! Esse o momento tende a ser o mais trabalhado pelos gestores. No entanto, é preciso prestar atenção em alguns detalhes que, geralmente, são deixados de lado.

Em um primeiro momento deve-se considerar a experiência do cliente na loja. Ou seja, é preciso analisar como aquele produto pode solucionar a maioria das dores dos compradores do negócio. 

Destaca-se que essa característica impacta diretamente na decisão de compra. O Relatório Varejo 2023 aponta que 67% dos consumidores querem experiências mais gratificantes. E na comparação com os de outros países, o cliente brasileiro se mostra mais exigente. Ou seja, não tolera experiências ruins!

Por isso, 38% dos varejistas contam agora com os dados para planejar a fidelidade de clientes. E essa prática também pode (e deve) ser usada na gestão de fornecedores.

Sendo assim, não selecione o fornecedor apenas pelo preço. Avalie o custo-benefício e o valor agregado da parceira. Compare as vantagens que essa negociação trará não somente para sua loja, como para o seu cliente também. 

Logo, opte por aquele que oferece:

  • Qualidade nas ferramentas;
  • Giro rápido;
  • Garantia;
  • Custo competitivo;
  • Capacidade de suporte;
  • Excelente atendimento técnico e especializado;
  • Organização de processos; 
  • Objetivos e missão coerentes com o negócio.

Aposte também nos que possuem credibilidade no mercado, com anos de experiência. Analise as referências e avaliações de outros clientes para comprovar o comprometimento dos fornecedores.

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4. Esteja atento à logística

Logística para fornecedores

A logística deve ser uma das principais características analisadas durante a seleção para garantir a eficiência no gerenciamento de fornecedores. Afinal, atrasos ou perdas na entrega causam prejuízos ao volume de vendas da loja. O que, consequentemente, afeta a saúde financeira da mesma.

Portanto, confira se o possível parceiro possui compromisso com uma entrega de qualidade. Isto é, se oferecem entregas rápidas e se dispõem de produtos à pronta entrega.

Somados a isso, veja se há benefícios com relação a prazos e frete. E, é claro, estude a possibilidade de negociações quanto a esse atributo.

Por fim, não deixe de administrar bem o estoque. Assim, será possível obter as informações corretas quanto às instalações para armazenagem e quantidade de produtos necessários. 

E, claro, cuide do manuseio e movimentação das ferramentas após a entrega. De nada adianta a garantia de qualidade dos fornecedores se há má gestão da logística na própria loja.

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5. Construa um bom relacionamento 

A gestão de fornecedores também possui o papel de desenvolver bons relacionamentos. O sucesso da loja de ferramentas depende do êxito da comunicação entre vocês.

Sendo assim, a relação precisa beneficiar ambas as partes para que todos estejam engajados na construção da melhor parceira. 

Então, estabeleça contatos com frequência e incentive a cultura da atualização e feedback. Priorize a interação com os fornecedores em casos atípicos para que se sintam à vontade em fazer o mesmo. Dessa maneira a gestão será mais preditiva. 

Estabeleça, também, visitas constantes. Assim, conhecerá de perto as instalações, os processos de logísticas e cuidados com os produtos. Essa é uma atividade que, principalmente, colabora para a aproximação das empresas, construindo relacionamentos verdadeiros.

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6. Realize constantemente avaliações

Por fim, não deixe de avaliar os fornecedores e acompanhar, de perto, os processos. Periodicamente, analise se ainda há coerência quanto aos objetivos. E se, portanto, os produtos oferecidos solucionam as necessidades dos clientes e são atualizados, modernos e inovadores

Além disso, faça relatórios frequentes para documentar as mudanças, e acrescentar pontos positivos e negativos. Aqui, registre:

  • Defeitos;
  • Atrasos;
  • Redução do custo-benefício;
  • Problemas com a confiabilidade;
  • Detalhes do pós-venda, por exemplo.

Com esses pontos você poderá avaliar as vantagens e desvantagens da parceria. Garantindo, então, uma gestão de fornecedores mais assertiva, eficiente e resolutiva.

Leia também: 7 requisitos para escolher um bom fabricante de ferramentas

Próximo passo!

Para assegurar uma gestão de fornecedores efetiva, se mantenha atualizado quanto ao mercado e ao setor. Esteja, também, sempre atento às novidades e os materiais que o seu fornecedor desenvolve. 

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