Metalcava

Para garantir um bom desempenho e diferencial competitivo é necessário saber escolher bem um fabricante de ferramentas e ferragens. Eles são os responsáveis pela entrega de produtos de qualidade ao seu cliente final.

É o cuidado e o comprometimento desses parceiros que permitem não só a construção de um relacionamento com base na segurança e confiança, como também colaboram com o aumento das vendas e fidelização dos clientes. 

Sendo assim, de forma prática, separamos a seguir uma lista de 7 requisitos para se atentar durante a seleção de bons fornecedores. Isso porque não há mais espaço, na indústria de ferramentas, para avaliar o fornecedor apenas pelo seu preço. 

Boa leitura!

1 Qualidade

É claro que a qualidade do produto é a primeira característica a ser analisada durante a seleção de um bom fabricante de ferramentas. Um único item de baixa qualidade pode causar má impressão aos seus clientes. O que fará com que ele não volte a realizar novas compras na sua loja. 

Uma pesquisa da SalesForce aponta que, só no Brasil, oito em cada dez clientes trocaram de marca pelo menos uma vez no último ano. Isto significa que a exigência dos consumidores quanto à qualidade dos produtos e experiência oferecidas tem aumentado cada vez mais. Esse é um cenário que demonstra competitividade e, portanto, a dificuldade em fidelizar clientes.

Afinal, se uma peça apresentar defeito com rapidez, o comprador não colocará a culpa no seu fornecedor e sim no seu negócio. Por isso a importância de realizar uma boa seleção. 

Logo, opte por fornecedores de ferramentas que atestam sua qualidade ao se dedicarem no investimento em inovação e tecnologia. Ou seja, procure conhecer mais a fundo os possíveis fornecedores e entenda se há uma equipe de especialistas na fabricação. 

Para garantir a segurança e bom desempenho das ferramentas e ferragens eles devem utilizar tecnologia de ponta. Seja tanto na criação, com softwares de modelagem e protótipos com impressão 3D, como na pós-produção, com testes e análises metalográficas, por exemplo.

Sendo assim, não hesite em investigar com cuidado as características para realizar uma boa gestão de fornecedores. A dica é, se possível, fazer visitas para conhecer as fábricas e os modelos de operação, além de fazer avaliações com frequência.

2 Experiência

Como citamos brevemente, a experiência tem se tornado atributo importante para o sucesso de qualquer negócio. Contudo, queremos dizer que tanto a experiência de compra do seu cliente quanto a sua experiência perante o seu fornecedor são essenciais. Até porque uma influencia diretamente na outra. 

Dessa forma, entender como escolher fornecedores significa avaliar diferentes cenários que são capazes de afetar o sucesso com o seu cliente e, consequentemente, com a sua imagem e reputação.

Então, o seu fornecedor tem que ser capaz de oferecer vantagens que valorizem o custo-benefício e a construção de um bom relacionamento. A confiança é o resultado direto de uma comunicação com base na transparência e na redução de riscos e problemas.

É justamente esse cuidado com a construção de interações resolutivas, empáticas e realmente dispostas a ajudar que colaboram para a construção de bons resultados do seu negócio.

Já a experiência do seu cliente refere-se a disponibilidade de bons produtos. Com o relacionamento transparente com o seu fornecedor, você poderá compartilhar informações verdadeiras e mais assertivas com o seu cliente. O que também facilita a construção e fidelização do relacionamento entre vocês. 

Ainda de acordo com a pesquisa da SalesForce já citada, 95% dos consumidores brasileiros afirmam que a experiência oferecida por um negócio é tão importante quanto os produtos e serviços.

3 Credibilidade e referência

Parte da confiança do relacionamento também é resultado da credibilidade e referência dos seus fornecedores. Afinal, um fornecedor que está ativo na indústria de ferramentas há anos demonstra experiência e atualização. Isto é, para se manter relevante é preciso estar disposto a mudar e apostar em tendências.

Deste modo, avalie não só a qualidade e credibilidade, como também as referências do fabricante de ferramentas. Pesquise outras lojas e negócios que são clientes dele e veja as suas avaliações. Caso necessário, os procure e repare se há a possibilidade de pedir depoimentos e realizar conversas. Esse tipo de contato é fundamental para compreender com mais detalhes os benefícios e vantagens desse fornecedor.

4 Suporte e atendimento

O suporte e atendimento são atributos importantes para a eficiência do pré até o pós-venda. É preciso que o seu fornecedor seja parceiro durante todo o relacionamento. Ou seja, que ele tenha um contato consultivo e colabore com a identificação das melhores soluções para o seu negócio, de acordo com as suas necessidades e objetivos. 

Além disso, esse cuidado com o contato e características técnicas também colabora com a resolução de imprevistos, trocas, devoluções e mudanças na demanda.

A eficiência e atenciosidade permite até mesmo que possíveis problemas sejam previstos e resolvidos com maior agilidade.

5 Entrega rápida

Em complemento aos atributos citados acima, a logística aparece como uma das principais preocupações. A entrega acordada permite não haver atrasos e problemas com o reabastecimento de estoque e, consequentemente, o fornecimento e vendas do produto ao seu cliente. 

Afinal, de nada adianta ter um produto de qualidade com entregas atrasadas. Isso atrapalha a experiência do cliente de qualquer forma e faz com que ele procure por outra loja que ofereça qualidade em todos os pontos.

Portanto, procure fornecedores conhecidos por sua eficiência na logística, com rapidez e possibilidade de produtos à pronta entrega. E que, também, garantam prazos justos e negociações de frete.

6 Flexibilidade 

As constantes alterações do mercado e da economia exigem uma certa flexibilidade do seu negócio e de seus parceiros. Há uma determinada frequência de mudanças nas demandas, podendo ser por sazonalidade ou devido a crises. 

Seja qual for o motivo, o fabricante de ferramentas ideal precisa acompanhar essas oscilações e ser um parceiro do seu negócio nesses momentos. 

Até porque em momentos de crise econômica, por exemplo, ele também tende a sofrer quedas. Dessa forma, essa parceria permite benefícios para ambos, garantindo um volume de vendas saudável para as duas partes.

7 Fornece materiais complementares 

Por fim, conte com fornecedores de ferramentas que compartilham informações de qualidade para ajudar sua empresa a vender mais. 

Bons fornecedores tendem a ser uma fonte importante de conteúdos da área, por estarem sempre atualizados quanto ao mercado. 

Logo, acompanhe as suas redes sociais, sites, materiais e manuais que ajudam com a sua venda consultiva e com o conhecimento de mercado.

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