Metalcava

O mix de produtos ideal garante variedade e margem de lucro. Saber ampliar as opções e em quais estratégias apostar para garantir o sucesso das vendas será o grande diferencial da sua loja. 

Pensando nisso, contextualizamos neste texto a importância dessa prática, e também separamos uma lista de dicas que contribuem com o aumento das vendas. Confira!

Importância de ampliar o mix de produtos para vender mais

A correta definição do mix de produtos é um dos passos mais importantes para a construção de um negócio sustentável. Para garantir o sucesso da sua loja de ferramentas e ferragens deve-se fornecer uma alta variedade de produtos para atingir diversas demandas. 

Afinal, por definição, o mix de produtos significa a pluralidade e a capacidade de oferecer diferentes itens em uma mesma loja. No entanto, eles precisam estar alinhados com os seus objetivos organizacionais. Ou seja, devem estar de acordo com as necessidades do seu público-alvo. 

A qualidade do seu mix afeta diretamente a sua identidade e imagem. Isso porque um equipamento com defeito, por exemplo, pode gerar uma experiência ruim ao seu cliente. Ele que, por sua vez, poderá não realizar mais compras em sua loja e sim na concorrência.

Essa é uma afirmação reforçada por meio de dados. Uma pesquisa da Zendesk apontou que 61% dos compradores recorreriam a uma concorrente depois de uma única experiência ruim. Em paralelo, 76% deles não voltarão a realizar mais compras após duas experiências ruins. 

A intolerância à falta de qualidade tem crescido e se potencializado ao longo dos anos. Esses dados demonstram um aumento de 22%, se comparado ao ano anterior.

Isso indica que o perfil do consumidor atual não permite mais erros. Com um comportamento cada vez mais dinâmico e digitalizado, a competitividade do mercado tende a aumentar para acompanhar suas necessidades. 

Dessa forma, quando uma loja não oferece o produto desejado, o cliente não pensará duas vezes em procurar outra que, inclusive, o fornece com um bom custo-benefício.

E ainda, a correta seleção do mix de produtos não só permite o sucesso com as necessidades já estabelecidas, mas também é capaz de estimular novas compras. Disponibilizar produtos que seu cliente não sabia que precisava também colabora com o aumento das vendas. 

Como definir o mix de produtos ideal?

Em resumo, o mix de produtos ideal para a sua loja possui impactos relevantes em diferentes setores estratégicos, por isso sua importância. A gestão de vendas, marketing, logística e controle de estoque, por exemplo, só geram bons resultados a partir da qualidade e assertividade dos itens oferecidos. 

Pensando na relevância dessa escolha, reunimos a seguir uma lista com algumas dicas que não só colaboram com a identificação do melhor mix de produtos, como também com a ampliação dos mesmos. 

1 Realize pesquisas com frequência

Tudo começa com um bom planejamento! Por isso, a primeira boa prática para conseguir ampliar e vender mais seu mix de produtos é realizar pesquisas com frequência.

No entanto, para isso, analise e estude bem o seu público-alvo. É justamente esse conhecimento que permite identificar com facilidade as necessidades e demandas do seu cliente e, consequentemente, definir os melhores produtos a serem oferecidos.

Aqui você entenderá se ele está disposto a pagar por um certo produto, no valor planejado. Deve-se analisar os diferenciais do mesmo para compreender se são o suficiente para o seu público. 

Avalie também, o histórico de vendas, produtos que mais saem e margem de lucro. Tudo isso ajuda a entender melhor qual caminho estratégico seguir e se há a possibilidade e necessidade de ampliar seu mix.

Por fim, acompanhe tendência e mudanças do mercado. Isso significa que deve-se estudar a concorrência e pesquisar o que há de inovação no setor. Dessa forma é possível identificar os melhores caminhos a serem seguidos e o que você deve evitar.

Cabe destacar que tendências estimulam novas compras. Primeiro entenda se esses produtos correspondem às necessidades dos seus compradores e se há a possibilidade de investimento.

2 Opte por produtos de giro rápido

Os produtos de giro rápido para revenda garantem um número maior de vendas periodicamente. Isto é, eles não ficarão parados em seu estoque por muito tempo.

Sendo assim, seu mix deve ter produtos de giro rápido para manter uma boa margem de lucro e uma gestão de estoque mais otimizada. 

A dica aqui é contar com fornecedores de qualidade e que possuem anos de experiência no mercado. É preciso que eles tenham uma ampla linha de produtos com custo competitivo e garantia, além de uma logística eficiente e pronta entrega. 

Esses atributos colaboram com o sucesso dos resultados e com a rápida reposição de estoque. 

3 Acrescente produtos complementares

Seguindo a lógica anterior, os produtos complementares se apresentam como estratégia de estímulo de compra. A variedade do seu mix é o que, justamente, aumenta as chances de novas compras. 

Além disso, ter produtos complementares colabora com o aumento do seu ticket médio, que é, basicamente, o valor médio gasto por seu cliente. 

Ferramentas, muitas vezes, precisam de outros acessórios que colaboram para o funcionamento e a realização de uma atividade. Oferecer essas peças garante que o seu cliente encontre tudo que precisava na sua loja.

4 Melhore a exposição

A organização e estruturação da sua exposição no seu PDV é fundamental para atrair novos clientes. A facilidade em encontrar os produtos, a limpeza e categorização colaboram com a experiência do consumidor. 

Por isso, invista em boa iluminação, decoração do ambiente, destaque de produtos na vitrine e no cuidado com a fachada, por exemplo. Uma dica é separar seus produtos por setores e colocar os complementares perto para que o cliente visualize com maior facilidade.

Avalie junto a gestão de estoque quais precisam de mais destaque: os produtos de alto giro ou os que estão parados. Pense estrategicamente durante o planejamento da exposição ideal do seu mix de produtos.

5 Faça avaliações constantemente 

Por último, realize constantemente análises e avaliações das suas estratégias e ações. Os resultados colaboram para a identificação de insights e gargalos que precisam de mais atenção.

Monitore os indicadores, comportamento no PDV, avaliação de clientes, etc. Assim será possível entender o que precisa ser aprimorado, evitar exageros e diversificar, de forma inteligente, os seus produtos.

Próximo passo

Conte com uma boa gestão de fornecedores para garantir que esses parceiros sejam comprometidos com a entrega de qualidade e com credibilidade no mercado. Pesquise opiniões e aposte em visitas para compreender os processos de logística e produção. Eles são agentes fundamentais para o sucesso do seu mix. 

Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog.