Metalcava

As características e propriedades do ferro fundido nodular possibilitam inúmeras aplicações em diversos setores, principalmente os industriais. As vantagens e excelente custo-benefício o tornam a melhor opção de metal para a produção de diferentes produtos. 

Ficou curioso? Então, continue a leitura! Reunimos neste texto as principais informações sobre essa liga e os diferenciais dele. Boa leitura! 

Relembre as propriedades do ferro fundido nodular e entenda suas aplicações!

O ferro fundido nodular, juntamente com o ferro fundido cinzento, é um material com grande importância industrial. Ele é um tipo de liga reconhecido pela forma esferoidal e seu formato em grafite.

Aqui, diferente do cinzento, é acrescentado um agente nodularizante no processo de produção para garantir maior fluidez, ductilidade (resistência à tração) e tenacidade (resistência a impactos)

Essas características fazem com que esse seja um metal com propriedades similares às do aço, segundo a ABNT. E, claro, tudo isso a um valor mais baixo, garantindo excelente custo-benefício. Tornando-o a melhor opção, se comparado com o ferro branco e o cinzento.

Além disso, a presença das esferas de grafite são responsáveis, também, por promover boa usinabilidade e estabilidade dimensional. Dessa forma, um material extremamente competitivo e essencial à engenharia e mecânica dos setores industriais.

Em resumo, o ferro fundido nodular é o mais seguro! Diante disso, fica mais fácil imaginar as inúmeras possibilidades de aplicação do ferro fundido nodular, certo?

Essas características, mais a alta durabilidade, fazem do ferro nodular um excelente insumo para peças que necessitam de maior resistência a impacto, tração e escoamento. 

Vale destacar que, para cada aplicação, haverá certas exigências quanto aos atributos necessários. Como a dureza, alongamento e flexão. Afinal, é preciso garantir as propriedades mecânicas e/ou químicas do resultado final. 

De todo modo, o ferro fundido nodular assegura aquelas características referentes à resistência, durabilidade e robustez. E é por isso que o ferro fundido nodular é aplicado industrialmente desde a década de 70

Alguns dos principais exemplo de aplicações do ferro fundido nodular

A alta tenacidade, resistência à tração e compressão, boa ductilidade e resiliência tornam essa liga extremamente importante para a engenharia. 

Além disso, o ferro fundido é bastante utilizado na indústria metalúrgica e siderúrgica na fabricação de peças que necessitam de maior segurança.

Para acrescentar, esse metal ainda tem ampla utilidade na indústria automotiva. Isto é, o ferro fundido nodular é utilizado para a confecção de:

  • Blocos de motores;
  • Anéis de pistão;
  • Bielas; e 
  • Panelas de freio, por exemplo. 

Aqui, eles são usados para promover melhoria na produtividade e redução de custos das operações.

E ainda, é possível citar aplicações em:

  • Tubulações e conexões: para sistema de água, esgoto e gás devido a capacidade de absorção de choques e resistência à corrosão;
  • Agricultura: para componentes de máquinas agrícolas, como engrenagens e caixas de transmissão;
  • Construção civil: em suportes, vigas e componentes estruturais graças a resistência e maleabilidade, além de pontes e estruturas metálicas no geral;
  • Equipamentos: desde equipamentos pesados, como guindastes, passando por aqueles usados na mecânica, como guinchos e transportadores, até equipamentos esportivos;
  • Indústria ferroviária: principalmente em trilhos, rodas e outros componentes ferroviários;
  • Indústria naval: para componentes de navios e embarcações devido a força e resistência a corrosão;
  • Energia e sistemas hidráulicos: para peças de usinas de energias, como turbinas e geradores. Assim como bombas e válvulas;
  • Indústria química: em vasos de pressão e equipamentos de processamento químico;
  • Indústria de moldagem: em moldes para as mais diversas aplicações da fundição e máquinas de moldagem;
  • Fabricação de ferramentas: para ferramentas industriais ou não, nos mais diversos setores.

Em conclusão, o ferro fundido nodular é um metal versátil devido a qualidade das propriedades mecânicas. Logo, são essenciais para diferentes áreas mercadológicas, principalmente as industriais.

Conheça a fundição Metalcava!

Conheça a fundição Metalcava

Importante destacar que o ferro fundido nodular exige certa atenção na aplicação dele! Isso porque, para que ele chegue à dureza necessária, é preciso considerar alguns requisitos no processo de fundição.

Ou seja, deve-se ter expertise, atenção e cuidado como:

  • Composição química;
  • Velocidade de resfriamento;
  • Estado de nucleação do banho fundido.

Esses pontos de atenção podem gerar variações que comprometem a qualidade da peça. Por isso, é fundamental contar com especialistas neste tipo de fundição, assim como a Metalcava, para maximizar as propriedades do metal.

Temos ampla atuação na aplicação do ferro fundido nodular e cinzento, com mais de 28 anos de mercado! Auxiliamos no desenvolvimento de diferentes materiais para as mais variadas aplicações industriais. 

Contamos com uma fundição própria, centro de usinagem, ampla área de produção, máquinas e técnicas modernas, tecnologias de última geração, laboratório para análise metalográfica e profissionais capacitados. 

A soma dessas características são capazes de assegurar a mais alta qualidade do resultado final.

Oferecemos o ferramental (molde) necessário para o processo produtivo. Isso reduz passos e, consequentemente, promove maior produtividade e economia. Afinal, o tempo das etapas será menor, assim como os custos operacionais.

Além disso, disponibilizamos peças fundidas semi acabadas. O que diminui a necessidade de usinagem ou até mesmo a isenta. Nesse sentido, será preciso apenas realizar a finalização e o acabamento final das peças.

Sem contar que o nosso know-how permite promover superioridade na funcionalidade e eficácia da peça, além de qualidade de acabamento. Ou seja, somos uma opção rentável e estratégica para o negócio, garantindo vantagens competitivas. 

Nosso compromisso e maior preocupação é com a entrega de produtos de qualidade com a máxima durabilidade, resistência e com o melhor custo-benefício. Tudo isso com a expertise e melhor infraestrutura!

Conte com a referência em ferro fundido nodular, clique e saiba mais!

Conte com a nossa linha de fundição!

Como vimos acima, é necessário contar com uma empresa capacitada e especializada no ferro fundido nodular. Somente assim será possível assegurar os melhores resultados da fundição.

Além disso, a experiência de mercado da empresa demonstra a sua prática e preocupação com o aprimoramento contínuo do serviço, mesmo depois de tantos anos de atuação.

E a Metalcava atende a todos esses requisitos! Então, economize tempo e recursos no processo de fundição agora mesmo! Clique aqui e conheça mais da nossa linha de fundição!