Metalcava

Você sabia que a grelha móvel para caldeiras também pode ser desenvolvida a partir do ferro fundido? Essa matéria-prima é bastante reconhecida pela resistência e baixo custo. Por isso, é perfeita para este tipo de peça. 

Ficou curioso? Então, continue a leitura para conhecer mais detalhes sobre o ferro fundido e suas vantagens atreladas à produção de grelha móvel. 

Relembre os benefícios do ferro fundido!

O ferro fundido é uma liga amplamente reconhecida e utilizada em diferentes setores. Ele tende a ser mais recomendado devido à versatilidade de aplicações

Por isso, ele é mundialmente usado pelas indústrias, fábricas automobilística, ferroviária, naval e outros segmentos metalomecânicos. 

Segundo um artigo sobre o assunto, o seu uso em alta escala é o resultado das características e baixo custo. Tudo isso, é claro, se comparados com as demais ligas metálicas.

O ferro fundido ainda pode ser classificado como nodular ou cinzento. Afinal, a austenita pode ter o formato em nódulos (esferas) ou em veios (lamelas), resultando na nomenclatura das classes.

O primeiro é reconhecido por sua alta durabilidade, se assemelhando às características do aço

Sem contar as excelentes propriedades quanto a usinabilidade e estabilidade dimensional, bem como tenacidade. Logo, é perfeito para peças que exigem maior resistência a impacto, tração e escoamento.

Já o segundo é ideal para peças que exigem simplicidade durante a fusão e moldagem, devido ao formato. 

Ele é reconhecido por sua boa resistência mecânica, alta defesa quanto ao desgaste e capacidade de amortecimento de energia vibracional. 

Além de contar com menor custo de fabricação, baixa contração, alta dureza, alta resistência e boa ductilidade em cargas de compressão.

Independente da classe, o ferro fundido pode ser usado na produção de diferentes itens, principalmente máquinas e equipamentos pesados. Isso porque ele é responsável por conferir grande resistência. 

Sem contar que ele conta com baixo ponto de fusão, reduzindo a necessidade de energia nos fornos de fundição

E, no processo de usinagem, ele tende a ser melhor aproveitado por simplificar a adaptação de diferentes formas. Tudo isso colabora para a facilidade de modelação e o correto preenchimento dos moldes.

Em resumo, eles são mais baratos, versáteis e de maior qualidade!

Leia também: Ferro fundido cinzento e nodular: entenda as diferenças

Grelha móvel para caldeiras e ferro fundido: qual a relação?

Como vimos acima, o ferro fundido é responsável por promover a resistência, qualidade e durabilidade a inúmeras peças, principalmente as da indústria pesada. Por isso, pode ser usado na produção de grelha móvel para caldeira. 

Afinal, essa peça é responsável pelo movimento de avanço e recuo do combustível utilizado. Ou seja, colabora com o tombamento da mesma, à medida em que é inclinada, contribuindo com a uniformidade do escoamento

Esse sistema permite que a combustão ocorra com alto desempenho e estabilidade, gerando apenas restos de cinzas residuais. Essas características garantem maior rendimento e eficiência à caldeira.

Portanto, a grelha móvel de ferro fundido é uma excelente alternativa para aqueles que desejam alta durabilidade e eficiência a um custo mais baixo, se comparado com o aço.

Com a usinabilidade e a facilidade de modelação do ferro fundido, os moldes serão corretamente preenchidos. Isso significa que a peça será produzida de acordo com o tamanho, largura e espessura adequadas. O que facilita seu acesso e instalação. 

Dessa forma, essas características são responsáveis por eliminar problemas no encaixe da grelha no equipamento industrial e, consequentemente, a necessidade de alterações ou reparos.

Além disso, a estabilidade dimensional e tenacidade da liga geram peças resistentes a desgaste, fadiga, impacto, tração e escoamento. Atributos esses que são essenciais às grelhas móveis.

Para acrescentar, o ferro fundido fornece o suporte a abrasão e choque térmico à peça, sem perder suas propriedades, qualidade e eficiência mecânica. Por isso, é ideal para o desenvolvimento de grelha móvel para caldeiras.

Sem contar que a grelha em ferro fundido resiste mais às altas temperaturas. Essa liga confere maior suporte ao calor e às mudanças de temperatura. O que elimina a redução de problemas por pressão, por exemplo.

Aposte na fundição terceirizada da Metalcava!

Fundição terceirizada da Metalcava

E o melhor ferramental de grelha móvel para caldeiras é produzido pela Metalcava! Afinal, garantimos excelência do início ao fim do projeto, independente do segmento!

Nos preocupamos com a resistência e durabilidade das peças porque queremos te ajudar a alcançar as exigências do mercado. Por isso, o ferro fundido é a nossa principal matéria-prima.

O nosso alto potencial de produção permite o desenvolvimento de produtos em ferro fundido nodular e cinzento para diversas máquinas, ferramentas e equipamentos. Garantimos o alcance da eficiência para qualquer solução!

Também nos comprometemos com o fornecimento de itens precisos graças ao nosso centro de usinagem. As peças já saem semi acabadas, o que elimina certas etapas e promove ainda mais economia. Com essa otimização, será preciso realizar, apenas, as fases de finalização e acabamento.

A nossa velocidade e alto padrão de repetitividade garantem a criação de produtos conforme suas reais necessidades. O atendimento customizado e personalizado contribui para o desenvolvimento de soluções alternativas. 

Contamos com uma equipe especializada e um laboratório interno para a realização de análises metalográficas. Também dispomos de tecnologias inovadoras, como a máquina de moldagem vertical para areia verde DISA e a máquina de impressão 3D. Tudo isso para garantir uma produção eficiente e segura!

São mais de 28 anos de Metalcava, com ampla atuação na fundição própria e terceirizada! Durante todo esse tempo, nos preocupamos com o aprimoramento contínuo do serviço. Somos uma opção rentável, segura e estratégica, promovendo vantagens competitivas ao seu negócio!

Conheça mais da nossa linha de fundição!

Como abordado ao longo do texto, o ferro fundido é uma excelente liga para a produção de grelha móvel para caldeira. Ele colabora com a durabilidade, resistência e eficiência dessa peça, garantindo a satisfação de seus clientes

Contudo, esse tipo de fundição exige certa especialização para assegurar os melhores resultados. Por isso que a Metalcava é a parceira ideal nesse processo!

Conheça um pouco mais da nossa linha de fundição! Clique aqui!

Conte com a referência em ferro fundido nodular, clique e saiba mais!