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O PDV da loja de ferramentas e ferragens, atualmente, é mais do que apenas um espaço para a comercialização. Ele é o ambiente em que o cliente passa a estabelecer, ou desenvolver, o relacionamento com o seu negócio.

Ficou curioso? Para entender melhor sobre o assunto, os impactos do PDV e dicas de como aprimorá-lo, continue a leitura! Reunimos neste texto tudo que você precisa saber para garantir o sucesso do seu negócio!

Boa leitura!

Entenda a importância do PDV da loja de ferramentas e ferragens no contexto atual

O PDV da loja de ferramentas e ferragens nada mais é do que o Ponto de Venda do seu negócio. Aqui estamos falando de um espaço físico no qual o cliente pode se deslocar para realizar a aquisição dos produtos

No contexto atual, há uma maior necessidade de intercalar as experiências do comprador nos ambientes digitais e físicos. Afinal, 84% deles afirmam gostar que lojas físicas e online estejam integradas, segundo dados apontados pelo UOL.

Sabemos que, com a pandemia, as compras online aumentaram. Logo, os hábitos dos consumidores mudaram. Os PDVs deixaram de ser apenas um local para vendas. Agora, são também espaços de contato e relacionamento com o cliente.

Ainda conforme dados do portal UOL, os compradores têm misturado os espaços na sua jornada de compra. Isto é, 87% dizem pesquisar o preço na loja física e comprar na internet. Enquanto isso, 80% fizeram o caminho inverso.

Para acrescentar, 78% deles realizam a compra online e retiram o produto na loja física. Já 68% adotaram o processo contrário. E 43% dizem já ter conversado com atendente virtual e realizado a compra na loja física.

É justamente esse cenário que torna a necessidade de garantir que o layout, e o PDV todo, seja agradável e reforce a experiência do cliente. 

Frase destacada: O importante agora, mais do que nunca, é garantir a satisfação do cliente, independente do momento da jornada dele.

Isso fará com que ocorra o aumento nas vendas e no número de indicações para o seu negócio. Assim como no volume de avaliações positivas online. O que, consequentemente, gera maior destaque mercadológico.

Como aprimorar o seu PDV?

Como vimos, a importância do PDV da loja de ferramentas e ferragens no cenário atual é quanto a experiência de compra do cliente.

Segundo o Sebrae, é possível apostar em experiências sensoriais, como aromas, música, iluminação, decoração, cantinho do chá/café e  degustações. Mas, também, é necessário contar com atendimento personalizado, conforme os dados do seu cliente, para promoções e outras facilidades.

O importante é torná-lo um espaço de convivência, com excelente comunicação e serviço. Para conhecer mais algumas dicas de como aprimorar o seu PDV, continue a leitura. A seguir, listamos 6 delas!

Foque na vitrine 

O primeiro passo para garantir a melhor experiência do cliente e, consequentemente, aumento das vendas, é focar na vitrine. Ela precisa ser capaz de encantar o cliente, ao mesmo tempo que comunica a personalidade da sua loja de ferramentas e ferragens. 

Esse é o primeiro espaço no ambiente offline que o cliente estabelecerá contato com o seu negócio. Então, seja estratégico e coloque os principais produtos na vitrine, incluindo preços e promoções. 

Somente assim você poderá atrair o futuro comprador para dentro da loja para que, então, realize as compras.

Otimize os espaços 

O próximo passo é quanto a otimização dos espaços do seu PDV. O que isso significa? É saber utilizar o layout da sua loja de ferramentas e ferragens ao seu favor. 

Para isso, aposte em displays, placas, prateleiras e outros recursos. Utilize-os para chamar a atenção dos itens que merecem destaque. Seja porque o giro deles é alto ou baixo, dependendo da estratégia adotada.

Além disso, organize os corredores com base na categoria de produtos, garantindo um fluxo inteligente. O importante aqui é colaborar com a autoridade do cliente. 

Dessa forma, ele poderá encontrar o que deseja sem, necessariamente, estabelecer contato. O que, para alguns, isso pode ser sinônimo de boa experiência. Além do fato de que isso pode estimular novas compras.

Importante também é que os preços estejam corretos e de fácil acesso. Uma boa dica aqui é deixar máquinas que possibilitam a consulta do valor para que, mais uma vez, o cliente consiga fazer suas escolhas com maior comodidade e tranquilidade.

Importante ter locais para experimentação e pesquisas dos seus possíveis compradores. Assim, mais uma vez, você garante a confiabilidade de que eles precisam para realizar a compra.

Por fim, é imprescindível que os espaços ofereçam segurança e conforto para os seus clientes. Afinal, a sua loja comercializa ferramentas e ferragens. Isto é, produtos que necessitam de cuidados.

Aposte na decoração e iluminação

Outro ponto fundamental para atrair os clientes para o seu PDV da loja de ferragens e ferragens é quanto ao cuidado com a decoração. Lembre-se: os espaços precisam ser aconchegantes

Por isso, aposte em áreas iluminadas e luzes diferenciadas para destacar certos produtos. Em paralelo, invista em um ambiente agradável e convidativo. E, claro, facilite o acesso e mantenha sua loja sempre limpa.

É possível investir, também, em áreas para pets e destinadas à criança. E possibilite o acesso à internet para quem é cliente. O consumidor atual utiliza os ambientes online e offline durante a sua jornada de compra. Então facilite esse processo.

Faça pesquisas e use ferramentas tecnológicas

As ferramentas tecnológicas são essenciais para trabalhos mais otimizados, automatizados e estratégicos

Por exemplo, é possível utilizar um dispositivo em sua câmera com um heatmap (mapa de calor). Assim ele irá identificar os pontos mais quentes da sua loja, ou seja, aqueles com maior movimentação. 

Com essa tecnologia, você irá conseguir realizar pesquisas comportamentais e, assim, estruturar o layout do seu PDV de acordo com esses dados. Isso ajuda a pensar estrategicamente qual produto colocar em destaque.

Vale ressaltar que os caixas e entrada da loja são considerados pontos quentes e colaboram com a compra por impulso. Então, aproveite-se disso!

Uma boa dica é apostar em tecnologia para o seu cliente. Isto é, disponibilize diferentes formas de pagamento e caixas de autoatendimento, por exemplo.

Capacite sua equipe

Claro que, com tantas mudanças, será necessário capacitar toda a sua equipe. Essa prática ajuda a alinhar o discurso dos vendedores e atendentes, bem como colabora com o treinamento para o uso de novas tecnologias.

Eles precisam trabalhar de forma consultiva, contribuindo para a experiência do cliente. Mas, isso vale para além dos de quem atua na área comercial! Um operador de caixa, por exemplo, precisa solucionar dúvidas dos clientes e ser capaz de indicar produtos. 

Esse cuidado faz toda a diferença durante a jornada de compra e colabora para o aprimoramento da experiência do mesmo.

Analise a concorrência e recolha feedbacks

Por fim, não deixe de analisar a concorrência para entender o que funciona no PDV da loja de ferramentas e ferragens. Mas, não é para copiar! Essa é uma prática que colabora com a inspiração e com o entendimento do que tem dado certo no mercado. 

Dessa maneira, é possível garantir, com maior assertividade, que os investimentos irão gerar bons resultados. Claro que tudo depende do perfil de cada varejo. No entanto, dá para ter uma ideia geral do que apostar.

Aproveite para coletar, também, feedbacks dos clientes e fornecedores. Certeza que dessa prática sairão insights importantes para a melhoria do seu negócio.

Dica extra: conte com um bom mix de produtos

Antes de encerrar a nossa lista de dicas, não tinha como deixar de mencionar a importância de contar com um bom mix de produtos para o sucesso do seu PDV da loja de ferramentas e ferragens. 

Para isso, desenvolvemos um checklist que menciona a seleção dos itens que não podem faltar no seu varejo. Clique no botão abaixo e realize o download gratuito do material.